Descolamento da retina: Como diagnosticar e tratar?

Date:

O descolamento da retina é um grave problema e precisa de cuidados médicos de forma urgente. Quando essa fatalidade acontece um setor da retina deixa o contato com a camada de vasos sanguíneos do fundo do olho, assim a retina deixa ter acesso a quantidade de sangue e oxigênio necessárias. Isso pode matar os tecidos e ocasionar a cegueira completa.

 

descolamento da retina
descolamento da retina

O descolamento da retina pode acontecer após os 50 anos e as causas estão entrelaçadas ao envelhecimento. Aos jovens isso pode acontecer apenas se os mesmos tomarem pancadas no olho ou na cabeça, além dos portadores de glaucoma ou diabetes.

 

Os sintomas do Deslocamento de Retina

 

Caso alguns desses sintomas apareçam é melhor buscar um médico para cuidar do seu caso:

 

  • Dor ou estranheza no olho;
  • Flashes de luz que aparecem e somem na visão rapidamente;
  • Pequenas manchas escuras que aparecem no campo de visão;
  • Surgimento de uma sombra escura que tampa a visão;
  • Visão com falta de nitidez.

 

Quando estes sintomas se mostram presente no indivíduo, o certo a se fazer é consultar um oftalmologista imediatamente. Com exames dos olhos já se poderá iniciar o tratamento correto e anulando a cegueira que vem com uma complicação do deslocamento de retina.

 

 

O diagnóstico do Deslocamento de Retina

 

Para o diagnóstico preciso o oftalmologista faz o tradicional exame de vista, assim é possível ver o fundo do olho. Exames como a ecografia ocular ou uma fundoscopia também podem ser usados.

 

 

As causas para o Descolamento da Retina

 

O vítreo é uma substância pastosa, assim como um gel que se posiciona dentro do olho. O deslocamento da retina acontece quando o vítreo sai da posição correta e se acumula em outra parte da região ocular.

 

A retina fica mais fina com o passar dos anos e assim, o vítreo consegue escapar do interior do olho (descolamento da retina).

 

 

Tratamento para Deslocamento de Retina

 

A cirurgia é a única forma de tratamento para descolamento da retina.

 

Dessa forma o diagnóstico preciso é de suma importância para se saber a gravidade que a cirurgia deve ter, se existe descolamento da retina ou um rompimento da retina.

 

  • Laser: o médico aplica um laser até à retina e cicatriza as aberturas que foram detectadas:
  • Criopexia: o oftalmologista aplica uma anestesia no olho e usa um pequeno aparelho para congelar a membrana externa, assim qualquer fissura no local é fechada;
  • Injeção de ar ou gás no olho: com anestesia a cirurgia prevê que o médico retire o vítreo que está acumulado atrás da retina. Poderá injetar ar ou gás no local que a retina volte no local. Quando a retina cicatrizar o ar ou gás é absorvido e substituído por uma nova quantidade de vítreo.

 

 

O Pós-operatório do descolamento da retina

 

Após a operação é apresentado um certo desconforto, vermelhidão e inchaço no olho, algo já esperado devido ao procedimento realizado.

 

Para ajudar na evolução da cicatrização após a cirurgia do descolamento da retina e eliminar esses malefícios são indicados pelo oftalmologista colírios e os retornos para acompanhar o quadro.

Se você ainda tem dúvidas sobre descolamento da retina, envie sua pergunta.

Compartilhar artigo:

Inscrever-se

spot_imgspot_img

Popular

Artigos similares a esse
Relacionados

O que é psoríase?

O QUE É? A psoríase é uma condição crônica autoimune...

Tétano: o que é, sintomas e tratamento

O QUE É? O tétano é uma doença infecciosa causada...

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O que é? O Transtorno do Déficit de Atenção com...