O que é psoríase?

Date:

O QUE É?

A psoríase é uma condição crônica autoimune que afeta a pele. Ela faz com que as células se acumulem rapidamente na superfície da pele, resultando em manchas espessas e vermelhas com escamas prateadas. As áreas afetadas pela psoríase podem ser dolorosas e coçar, e podem aparecer em qualquer parte do corpo.

Pode variar em gravidade ao longo do tempo, com períodos de remissão e de piora dos sintomas e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida de quem vive com ela, devido aos sintomas visíveis e ao desconforto associado.

A artista americana Beyoncé relevou em entrevista para a revista Essence que sofre de psoríase desde criança. No entanto, a condição afeta o seu couro cabeludo.

Kevin Mazur/WireImage for Parkwood via Getty Images

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os sintomas da psoríase podem variar de pessoa para pessoa, conforme a gravidade da doença. Porém, eles geralmente incluem;

  • Lesões vermelhas e elevadas na pele: Estas podem ser cobertas por escamas prateadas e geralmente são encontradas nas áreas do corpo mais sujeitas a atrito ou pressão, como cotovelos, joelhos, couro cabeludo e região lombar.

  • Escamas prateadas: Estas podem ser espessas e secas, às vezes se soltando em pequenas partículas ou pedaços maiores.

  • Coceira e irritação: A pele afetada pela psoríase pode ser extremamente pruriginosa (com coceira) e irritante, causando desconforto significativo.

  • Rachaduras e sangramento: Em casos graves, as lesões da psoríase podem se tornar tão espessas que se racham e sangram, causando dor.

QUAIS SÃO CAUSAS?

A causa da psoríase ainda é desconhecida, mas acredita-se que ela resulte de uma combinação de fatores genéticos, imunológicos e ambientais. Fatores como estresse, infecções, certos medicamentos e mudanças climáticas podem desencadear ou piorar os sintomas da psoríase.

TRATAMENTO

Embora a psoríase seja uma condição sem cura, existem opções de tratamento disponíveis. Aproximadamente 80% dos casos leves e moderados podem ser gerenciados com sucesso com medicamentos e cuidados tópicos, como o uso de cremes e pomadas para hidratar a pele. O tratamento geralmente segue duas etapas principais: a primeira visa suprimir as lesões cutâneas, enquanto a segunda se concentra na manutenção da pele sem lesões, ajudando a controlar os sintomas ao longo do tempo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar artigo:

Inscrever-se

spot_imgspot_img

Popular

Artigos similares a esse
Relacionados

Tétano: o que é, sintomas e tratamento

O QUE É? O tétano é uma doença infecciosa causada...

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O que é? O Transtorno do Déficit de Atenção com...

Febre alta? Pode ser Dengue

O que é dengue? A dengue é uma doença...