O QUE É?
A psoríase é uma condição crônica autoimune que afeta a pele. Ela faz com que as células se acumulem rapidamente na superfície da pele, resultando em manchas espessas e vermelhas com escamas prateadas. As áreas afetadas pela psoríase podem ser dolorosas e coçar, e podem aparecer em qualquer parte do corpo.
Pode variar em gravidade ao longo do tempo, com períodos de remissão e de piora dos sintomas e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida de quem vive com ela, devido aos sintomas visíveis e ao desconforto associado.
A artista americana Beyoncé relevou em entrevista para a revista Essence que sofre de psoríase desde criança. No entanto, a condição afeta o seu couro cabeludo.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os sintomas da psoríase podem variar de pessoa para pessoa, conforme a gravidade da doença. Porém, eles geralmente incluem;
-
Lesões vermelhas e elevadas na pele: Estas podem ser cobertas por escamas prateadas e geralmente são encontradas nas áreas do corpo mais sujeitas a atrito ou pressão, como cotovelos, joelhos, couro cabeludo e região lombar.
-
Escamas prateadas: Estas podem ser espessas e secas, às vezes se soltando em pequenas partículas ou pedaços maiores.
-
Coceira e irritação: A pele afetada pela psoríase pode ser extremamente pruriginosa (com coceira) e irritante, causando desconforto significativo.
-
Rachaduras e sangramento: Em casos graves, as lesões da psoríase podem se tornar tão espessas que se racham e sangram, causando dor.