Com um cotidiano muito trabalhoso as lesões e desgastes podem acontecer. Com 25 anos isso já afetam as pessoas. Para ajudar disso, suplementos nutricionais contribuem para o retorno das atividades físicas. Além disso é possível preveni-las com boas práticas, controle de peso e alimentação saudável
A falta de cuidados pode, em alguns casos, acabar levando a problemas de saúde graves, como artrites, artroses e outras doenças reumáticas.
As dores provocadas por esses quadros são responsáveis por até 40% das consultas nos ambulatórios, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.
De acordo com a Previdência Social, elas costumam ser também a causa de 7,5% dos afastamentos do trabalho no Brasil.
Confira 10 dicas para prevenir dores nas articulações
1) Postura ao dormir. Evite a posição de bruços e procure dormir de lado. Descuido com a altura do travesseiro ou a postura do pescoço pode gerar lesões.
2) Alongamento. É fundamental, especialmente nos dias mais frios. Com as baixas temperaturas, instintivamente tendemos a retrair os músculos. Tendões e ligamentos também tendem a ficar mais rígidos.
3) Atenção aos movimentos repetitivos. Longos períodos de digitação com a cabeça abaixada, trabalhos manuais, limpeza da casa, especialmente com rotação de tronco.
4) Postura. Fique sempre atento às posturas mantidas tanto em pé quanto sentado. Não fique mais que 5 minutos na mesma posição. Ao sentar, apoie as costas no encosto da cadeira e procure manter os dois pés apoiados no chão. Evite cruzar as pernas.
5) Mantenha-se em movimento. Um desconforto leve não deve ser usado como desculpa para se afastar dos exercícios físicos. Na dúvida, busque orientação de um profissional da sua confiança.
6) Peça ajuda para transportar objetos pesados. Ao se abaixar, evite se curvar. Dobre os joelhos e procure manter a coluna na posição vertical.
7) Não abuse dos exercícios. Comece devagar e respeite seus limites e as recomendações do profissional que o orienta nas atividades físicas. Se a dor for persistente é um sintoma de que houve exagero.
8) Use equipamentos de proteção. Na prática de esportes, tornozeleiras, capacetes, cotoveleiras, joelheiras. Para os idosos, com limitação e mobilidade, o uso de bengalas e andadores é imprescindível.
9) Cuide do peso. Quem está fora do peso ideal sobrecarrega ainda mais as articulações dos joelhos, pés e quadris. Mantenha uma dieta que previna sobrepeso e obesidade.
10) Suplemento de colágeno. Produtos naturais com formulação patenteada, tem ação comprovada na preservação de cartilagens e no combate à inflamações nas articulações. Consulte seu médico ou nutricionista e procure o produto nas farmácias de manipulação de todo o Brasil. Esses estabelecimentos trabalham com fórmulas individualizadas.
Fonte: G1