Astigmatismo é o defeito óptico resultante de uma curvatura desigual ger. da córnea e mais raramente do cristalino ou do globo ocular como um todo; astigmia. Resumindo, a deformação da curvatura da córnea é o que causa o astigmatismo. Normalmente ela é redonda, mas o astigmatismo a deixa em formato oval. Assim os raios solares se dissipam por muitos lugares na retina e deixa tudo menos nítido.
Essa doença afeta o ato de enxergar, assim tudo o que se olha fica muito embaçado. Dessa forma, a pessoa acaba fazendo mais força para poder ver melhor, podendo dar dor de cabeça e alto cansaço aos olhos.
Com uma cirurgia o astigmatismo pode ser curado.
As causas do Astigmatismo
Essa doença tem caráter hereditário e que tem a infância como parte de seu inicio. Entretanto é na adolescência que é identificado. O amadurecimento da pessoa faz com que ela entenda que existe um erro na forma como enxerga.
Entretanto essa não é a única forma do surgimento da mesma. Outras doenças como ceratocone ou erro médico em cirurgia podem fazer que seu desenvolvimento aconteça.
Sintomas do Astigmatismo
- Olhar os objetos e notar que em suas bordas tudo está desfocado;
- Confusão com letras e números, principalmente com H, M, e N, além dos números 8 e 0;
- Não conseguir enxergar corretamente linhas retas.
Caso apareçam os sintomas de vista cansada ou dor de cabeça, é sinal que o astigmatismo está junto de outra doença como a miopia ou hipermetropia.
O oftalmologista é o profissional responsável para fazer o diagnóstico preciso. Assim que detectado o tratamento já se inicia.
Tratamento para Astigmatismo
Os tratamentos para o astigmatismo passam pelo uso de óculos ou lentes de contato. Assim o oftalmologista precisa avaliar o paciente para saber qual grau empregar ao mesmo.
Para curar o astigmatismo é indicado a cirurgia no olho. Dentro os tipos existentes, o mais comum é o Lasik. No procedimento se usa um laser que condiciona a córnea no formato correto e assim a visão funciona normalmente.
“Em qualquer dos procedimentos, o limite máximo de grau a ser corrigido dependerá da espessura e curvatura corneana. Em geral, podemos corrigir até 10 graus de miopia, 5 graus de hipermetropia e 5 graus de astigmatismo. São utilizados colírios anestésicos e o paciente pode sentir uma pressão durante o procedimento, mas sem nenhuma dor”, explica o oftalmologista Marco Canto.