O tratamento das enxaquecas é feito evitando-se os fatores desencadeante, como determinados alimentos (queijo, vinho, chocolate, comida oriental – temperada com glutamato – Ajinomoto). Na alimentação ainda é possível salientar o consumo de alguns ingredientes que possam ajudar a superar as crises.
Camomila: Coloque um pouco de camomila em meio litro de água quente, após 10 minutos é só coar e adicionar algumas gotas de limão para então beber.
Chá de erva de limão: Faça um chá da erva de limão em infusão, ele ajuda a aliviar as dores de cabeça.
Hortelã: Misture duas gotas de chá de hortelã e outras sete de óleo de lavanda em um recipiente com água quente e inale por alguns minutos. Além disso pode-se fazer compressas de chá de hortelã sobre as pálpebras por cerca de cinco minutos.
Gengibre: Esse ingrediente é recomendado para ser usada quando iniciam os sintomas da enxaqueca com aura. Beba um copo de água natural com um terço de uma colher de chá com o pó de gengibre.
Vinagre de maçã: Bote duas colheres de sopa dissolvidas em água e beba, isso ajuda a aliviar os sintomas da enxaqueca.
Casca de melancia: Faça o uso das cascas de melancia sobre as têmporas para aliviar a enxaqueca.
O jejum prolongado, a falta de sono e, principalmente, a tensão emocional (estresse) que muitas vezes constitui- se no principal agente desencadeante.
O uso de hormônios (pílulas anticoncepcionais, por exemplo) podem desencadear crises de enxaqueca, associando-se, raramente, a fenômenos trombóticos cerebrais (derrames).
O tratamento medicamentoso é feito por ocasião das crises com analgésicos comuns, no início, ou medicamentos específicos, quando necessário. Se a frequência das crises for muito grande utiliza-se medicação preventiva, de uso contínuo, ansiolíticos, antidepressivos e, mais recentemente, drogas antiepilépticas. Dentre os medicamentos que são usados podem ser apontados:
Corticoide – O uso se dá para modificar ou simular os efeitos hormonais, na busca da redução da inflamação ou para aumentar o crescimento e a reparação de tecidos.
Antipsicótico – Para melhorar diversos sintomas de transtornos mentais e psicológicos.
Anticonvulsivo – Previne ou controla possíveis convulsões, alivia a dor dos que sentem e colabora no tratamento dos sintomas de alguns transtornos mentais.
Betabloqueador – Melhora a frequência cardíaca e pressão arterial. Quando usado como colírio, reduz qualquer pressão ocular.
Bloqueador de canal de cálcio – Faz com que os vasos sanguíneos se equilibrem e aumentem a circulação.
Anti-histamínico – Acaba com reações alérgicas.
Analgésico – Acaba com a dor e tranquiliza o paciente.
Anti-inflamatórios não esteroides – Alivia as dores, acaba com inflamações e termina com a febre.
Estimulante – Aumenta os níveis de neurotransmissores, além da frequência cardíaca e a pressão arterial. Diminui o apetite e também o sono.
Tratamento para dor neuropática – Bloqueia os tipos de dores que tem nervos danificados como causa.
Triptano – Alivia a dor e os sintomas da enxaqueca e cefaleia
Outros tratamentos, mas que não usam medicamentos:
Relaxamento – Músculos da cabeça aos pés passam por sessões na busca de relaxarem e assim afastar qualquer crise de enxaqueca.
Correndo do estresse – Encontrar uma atividade agradável a pessoa para que ela se “desligue” da rotina e assim melhorar a saúde mental.
Bolsa com gelo – Use uma bolsa com cubos de gelo sobre a cabeça, enquanto a pessoa relaxa o máximo de tempo possível. Esse simples procedimento auxilia na eliminação das dores de cabeça.
Hidroterapia: Método simples na qual se molha um pano com água morna e aplica na região do pescoço por cerca de dois minutos. Na sequência se mergulha uma toalha em água fria e a coloque no mesmo lugar. Ir repetindo isso por cerca de 15 minutos.
Óleo essencial de lavanda: faça uma massagem com duas gotinhas do óleo na região da base do crânio, próximo às têmporas e também atrás das orelhas.
Terapia cognitivo-comportamental ou TC – Forma de tratamento que trabalha mudar a maneira como as pessoas se sentem e vivem as situações difíceis e, portanto, mudar a maneira encaram a vida. A TC trabalha na eliminação de pensamentos negativos e vai em busca de transformá-los em algo produtivo, o que diminui a ansiedade, depressão e outros fatores que podem exacerbar a dor na cabeça. Métodos parecidos a esses são o treinamento de relaxamento e o treinamento de biofeedback.
Radio Electric Asymmetric Conveyer – Tratamento que usa da tecnologia REAC para otimizar as funções biológicas, neurológicas e psicomotoras. Dessa maneira dando ao organismo suporte para administrar os efeitos negativos biológicos. Além de buscar a cura da causa primária de doenças. A aplicação é rápida, pois dura alguns milésimos de segundos em áreas específicas do pavilhão auricular para promover neuromodulação.
DIVA – Dispositivo Interoclusal de Vigília – Na busca por resultados clínicos encorajadores é que foi desenvolvido o DIVA, um tratamento que controla as dores do paciente e que não é invasivo e sua funcionalidade não contém o uso de substância química. Além de ser sem contra indicação e contém o biofeedback para que sirva de ajuda ao paciente a monitorar, em tempo real, a sua condição muscular e articular.
Botox – Para pacientes com enxaqueca crônica, o botox também é uma forma de tratamento. Sua aplicação deve ser em vários pontos da cabeça como: na temporal, occipital e nuca, e não apenas na testa. Entretanto para cada pessoa a aplicação é diferente.
Para iniciar qualquer um desses listados aqui, consulte primeiramente um profissional da saúde.