Os sintomas que a gripe H1N1 apresentam estão muito próximos aos que a gripe comum possui. Seu surgimento acontece inesperadamente e a intensidade dos mesmos é alta. Falta de ar, dores extremas de cabeça aliada a febre alta são alguns dos sintomas aparentes.
Sem o tratamento correto pode se desenvolver a pneumonia. O médico é a pessoa certa a ser buscada para diagnóstico e tratamento.
São sintomas da Gripe H1N1
- Febre superior aos 38° C;
- Tosse forte com breves intervalos;
- Dor de cabeça alta;
- Dor nas articulações e nos músculos de todo o corpo;
- Falta de apetite;
- Calafrios a todo momento;
- Nariz com entupimento frequente, alta quantidade de espirros e falta de ar;
- Náuseas e vômitos
- Diarreia;
- Mal-estar geral.
O médico clínico geral é indicado para fazer o diagnóstico preciso do H1N1 a partir de algum exame. Caso a pessoa já sofra de algo crônico e que é afetado a mais pelos sintomas listados, o melhor é buscar o especialista.
O diagnóstico da gripe H1N1 é confirmado com a observação desses sintomas e análise das secreções do nariz e da garganta do paciente. O tempo certo para se confirmar a presença do vírus no organismo é de 24 a 72 horas ao aparecimento dos sintomas.
Em bebês e crianças os sintomas são os mesmos. Os responsáveis devem ficar atentos com o choro e a irritabilidade do bebê, pois essa constância significa a ação das dores pelo corpo.
Se a criança já é maior e reclama de dores deve-se levar ao pediatra imediatamente e junto do médico começar o tratamento.
Os cuidados podem ser realizados em casa, mas o contato com outras crianças e bebês devem ser suspensos para não contaminar os outros. Oito dias é o tempo que a criança precisa para se recuperar da gripe H1N1.