O TDAH – transtorno do déficit de atenção e hiperatividade tem como característica a presença de sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Tais sintomas aparecem na infância. Caso nenhum tratamento seja feito, a doença pode reaparecer quando adulto.
As causas para o desenvolvimento do TDAH ficam por conta de problemas genéticos ou excesso de stress frente a algum transtorno ligado ao ambiente que convive.
Excesso de desatenção, agitação, teimosia, agressividade ou atitudes impulsivas, são alguns das atitudes que podem significar o problema na criança. Sendo assim essencial a busca por um profissional médico e junto do mesmo a comprovação do diagnóstico e início de tratamento.
“No Brasil existem no mínimo dois milhões de crianças em idade escolar com a doença e a maioria não é tratada por desconhecimento ou falta de condições financeiras”, conta a pediatra, Dra Maria Celi de Almeida.
Aprofundando nos Sintomas do TDAH
Com os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, podem aparecer a cada um deles uma maneira de se entender o que acontece com a criança.
Desatenção:
- Erros e complicações em uma brincadeira simples ou nas atividades escolares.
- Demonstrações de desligamento do lugar enquanto se conversa com ele.
- Não saber colocar em prática ordens ou instruções.
- Perda frequente de prazos.
- Esquecimentos frequentes.
Hiperatividade:
- Agitação frequente das mãos e pés.
- Não consegue ficar sentado sem se mexer. Na escola sempre está em pé.
- Busca em excesso de subir nas coisas e ficar correndo pela casa.
- Dificuldade ficar em silêncio, mesmo em brincadeira que peça isso.
- Falar de forma exagerada junto a família e ambiente escolar.
Impulsividade:
- Não saber esperar sua vez.
- Responder com rapidez, mesmo que a pergunta não tenha sido terminada.
- Atravessar conversas dos outros
- Interrupção enquanto outros falam
O Tratamento para o TDAH
Em busca de tratar a doença do TDAH, os pais devem contribuir nesse controle frente aos hábitos alimentares. Deve-se diminuir alimentos ricos em corantes e açúcares: pirulitos, balas e gelatina, por exemplo.
Além de proporcionar a criança a prática de atividades físicas, assim o gasto de energia contribui em melhor estado da saúde.
Terapias alternativas como meditação e acupuntura são indicadas para ajudar na tranquilidade da criança e estimulação de sua concentração.
Medicamentos
Os medicamentos são indicados pelos médicos para que tais comportamentos acelerados possam ser cuidados. Assim a criança pode ter uma qualidade de vida melhor. Dentre os medicamentos são os mais conhecidos:
- Psicoestimulantes, Metilfenidato (Ritalina) usados para o inicio do tratamento. Servem para observar como o paciente reage frente aos sintomas detectados.
- Antidepressivos: Imipramina, Nortriptilina, Atomoxetina, Desipramina ou Bupropiona.
- Antipsicóticos: Tioridazina ou Risperidona, indicados aos que apresentam retardo mental.
Psicoterapia
A psicoterapia tem a Terapia Cognitivos Comportamental como uma das possibilidades de tratamento do TDAH.
Os impactos frente a criança que se esperam solucionar estão no apoio as mudanças do comportamento e formação de melhores hábitos. Dessa forma acontece o enfrentamento dos problemas causados pela doença e a partir daí se formam motivação e autonomia.
O profissional médico saberá quais métodos utilizar para ajudar a criança. Dessa forma é de grande importância a busca pelo profissional médico.