Dermatologia para a Melhor Idade

Date:

Foi-se o tempo em que a terceira idade não se preocupava com a pele, hoje terceira idade tem se preocupado e muito com aparência da pele.

Quando a idade chega é comum à pele ter alterações na sua textura, com a idade avançada à exposição ao sol, poluição ou ate mesmo o estresse isto provoca a degradação do colágeno.

O uso de hidrantes para pele é recomendável, porque a pele na terceira idade fica mais seca e não produz tanta oleosidade, o uso de hidratantes ajuda neste processo, o mais recomendável é marcar uma consulta com o dermatologista que dirá quais os tratamentos para sua pele.

O colágeno é responsável pela elasticidade e firmeza da pele, e vai se perdendo conforme a idade vai chegando.

Dermatologia para idosos
Dermatologia para idosos

Dicas de dermatologia e cuidados para a pele na terceira idade

1– É importante ter uma alimentação balanceada evitando comidas gordurosas, salgadas, produtos industrializados com uma alimentação saudável além de ser ótimo para o corpo, repõe as vitaminas e antioxidantes, que ajudam a pele a envelhecer mais saudável.

2– Exercícios regulares ajudam a pele a manter-se firme e viçosa. É muito importante à hora de dormir, noites de sono bem dormidas são fundamentais para revigorar a pele, e não ter o aspecto de cansaço, evitar olheiras e rugas.

3– Outro fator importante é o uso do filtro solar, na terceira idade o risco de adquirir o câncer de pele aumenta, pela fragilidade da pele, então o fundamental é passar o filtro solar todos os dias mesmo se o tempo estiver nublado, o filtro solar deve ser passado em 2 em 2 horas assim sua pele ficará protegida, e evitará as manchas na pele que aparecem com a exposição da pele ao sol.

4– Como a pele fica mais frágil é aconselhável tomar banhos mornos, para evitar possíveis queimaduras na pele.

5– As manchas escuras ou marrons que aparecem na pele depois que a pele começa a envelhecer são chamadas de manchas senis ou manchas da idade, é possível tratar estas manchas, as principais causas destas manchas é a exposição ao sol, mesmo que a pessoa não viveu sua vida na praia, o sol afeta a pele em qualquer lugar, porque estamos expostos a ele, os principais tratamentos que são feitos para tratar essas manchas, poderá ser indicado por um dermatologista de sua confiança, ele avaliará a sua pele e verá o melhor tratamento para você.

Como a idade avançada os cuidados da pele são um desafio.
Por isso é importante que as doenças e os problemas sejam explicados e tratados adequadamente.

O que é a Dermatologia Geriátrica?
Dermatologia geriátrica é uma especialidade dentro da dermatologia que cuida em especial de problemas na pele de pessoas com mais de 60 anos de idade.
Entre as consultas realizadas é comum encontrar casos de úlceras, prurido, dermatite, infecções na pele, comprometimento vascular, dentre outros.
Em geral são doenças originárias em outros órgãos que se manifestam na pele.

Quais os cuidados a tomar com pele na terceira idade?
Muitas mudanças na pele ocorrem com o envelhecimento como a diminuição da densidade, a perda de tecido elástico, que resultam nas rugas. Até mesmo as unhas sofrem um pequeno declínio no crescimento.
Os cuidados a serem tomados deverão ser redobrados, já que pele torna-se mais fina e ressecada, uma limpeza de pele diária e hidratação são fundamentais para uma pele saudável e equilibrada.

Quais os tratamentos para os sinais que aparecem com a idade?
Existem muitos tratamentos dermatológicos hoje em dia, a tecnologia tem avançado tornando assim eficazes os tratamentos de rejuvenescimento.

Tratamentos com laser podem ajudar a diminuir os efeitos causados pela falta de cuidado durante os anos de vida. O ideal é procurar um médico dermatologista de sua confiança para analisar o seu caso e indicar o melhor tratamento para sua pele.
Lembre-se que prevenir sempre foi e sempre será o melhor tratamento.

Quais os principais fatores para o envelhecimento da pele?
O principal fator é com certeza a exposição ao sol sem a proteção do filtro solar, a pele que é exposta ao sol sem proteção do filtro solar com o passar do tempo à pele ficará visivelmente mais envelhecida. Outros fatores que contribuem para o envelhecimento da pele é o tabagismo, noites de sono mal dormida, consumo exagerado de açúcar e gordura, alimentação inadequada, poluição etc.

Qual a idade para começar a fazer os tratamentos de rejuvenescimento?
Não há uma idade certa, porque à medida que a idade chega à pele vai perdendo o colágeno e a elastina que resulta o processo de envelhecimento, quando os sinais da idade aparecer o melhor a fazer é procurar um dermatologista especializado e de sua confiança, ele dirá qual será o melhor tratamento rejuvenescedor para sua pele.

Para diminuir e prevenir o desenvolvimento das doenças de pele nos idosos é importante consultar um dermatologista especializado.

Conhecendo mais sobre o assunto e com a ajuda de um especialista dedicado, é possível oferecer um cuidado e atenção especial à pele do idoso requer uma atenção especial.

Assim é possível identificar se existem problemas nutricionais, acompanhar a reação da pele aos medicamentos, limitações físicas, higiene, etc.

Compartilhar artigo:

Inscrever-se

spot_imgspot_img

Popular

Artigos similares a esse
Relacionados

O que é psoríase?

O QUE É? A psoríase é uma condição crônica autoimune...

Tétano: o que é, sintomas e tratamento

O QUE É? O tétano é uma doença infecciosa causada...

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O que é? O Transtorno do Déficit de Atenção com...