Parece que a vida perdeu a graça, a vontade de trabalhar desapareceu e o mal-estar e a tristeza são companheiros constantes. Fique atento, pois pode ser depressão. O problema atinge 17% da população mundial e apresenta outros sintomas, como irritabilidade, alterações no sono, dificuldade de concentração e até problemas intestinais.
A depressão é uma doença grave e só no Brasil afetam 36 milhões de pessoas. Estudos apontam que no mundo todo 25% das mulheres contra 15% dos homens poderão sofrer com o problema. Segundo a Organização Mundial da Saúde, trata-se da segunda maior causa de perda de qualidade de vida e, no ano de 2020, será tão comum quanto dor nas costas.
De acordo com a especialista, os estados depressivos constituem, pela sua prevalência, grave problema de saúde pública. “É o mais comum dos distúrbios afetivos e pode variar de uma afecção muito leve, beirando a normalidade, à depressão grave ou psicótica, acompanhada por alucinações e delírios. Como uma doença sistêmica, a depressão se manifesta por sintomas que afetam o humor, as funções cognitivas, a motricidade, as funções vegetativas, como sono e apetite, e vários parâmetros neurofisiológicos”, destaca.
O especialista ressalta que, apesar de os estados depressivos serem caracterizados principalmente pelos sintomas de tristeza e vazio, nem todas as pessoas relatam a sensação subjetiva da tristeza. “Muitos citam apenas a perda da capacidade de sentir prazer nas atividades em geral e a redução do interesse. Soma-se, com frequência, a esses sintomas a fadiga ou a perda de energia, caracterizada pelo cansaço excessivo. Em alguns casos podem predominar a ansiedade e a agitação motora, enquanto em outros a depressão se manifesta na irritabilidade, no comportamento histérico, no consumo excessivo de álcool, nas preocupações hipocondríacas e na acentuação de fobias e de obsessões preexistentes”, alerta a especialista.
Os sintomas se manifestam de forma emocional: infelicidade, apatia e pessimismo; perda de motivação e sentimento exacerbado de culpa, baixa autoestima e sentimento de feiura. “Os sintomas biológicos são: retardo de pensamento e ação; distúrbios do sono; perda de apetite e redução e/ou perda de libido. A depressão é classificada em dois grandes tipos de manifestação: a depressão unipolar, na qual as oscilações de humor são sempre uni direcionadas, e a depressão bipolar ou distúrbio afetivo bipolar, no qual a depressão se alterna com mania”, completa o especialista.
Portal: Jm Online