Conhecido popularmente como “cobreiro” o herpes zoster é causado pelo mesmo vírus da catapora (varicela zoster). Quando a pessoa desenvolve a catapora o vírus permanece adormecido no sistema nervoso, em alguns casos basta uma queda na imunidade para que o vírus seja reativado e então ocorrer o aparecimento do herpes zoster.
Em 2012 foram registrados cerca de 10.000 hospitalizações no SUS por varicela e herpes zoster.
Conheça os sintomas: 2 semanas antes do aparecimento das bolhas na pele, podem ocorrer sintomas como mal-estar, dor localizada em um dos lados do corpo e ardência.
Logo uma área vermelha irá surgir com pequenas bolhas causando dor local, no caso do herpes zoster a região do corpo mais atingida é tórax e rosto, também pode atingir a região do olho, infelizmente. Esse quadro permanece de 7 a 10 dias, depois do rompimento das bolhas forma-se uma crosta, em média todo o processo dura 1 mês.
O maior problema é que mesmo após a cura do herpes zoster uma dor intensa pode atacar toda extensão do nervo da medula espinhal até a pele, a chamada Neuralgia pós-herpética, que pode durar anos.
Já existe vacina para evitar herpes zoster, mas apenas em clínicas de vacinação particular (não faz parte do calendário do SUS), é indicada para adultos com mais de 50 anos de idade, quando o risco é mais elevado.