O que é apneia do sono?
A apneia do sono é a obstrução das vias aéreas causada pela flacidez dos tecidos da garganta, induzindo a curta paradas respiratórias durante a noite e causando variação na pressão arterial, o que pode aumentar o risco de morte por doenças cardiovasculares e cerebrais.
Muitas vezes confundido com o ronco – uma vibração dos tecidos da garganta -, o distúrbio é mais comum em pacientes obesos, por apresentar maior índice de flacidez e depósito de gordura na língua e no colo, atrapalhando a passagem do ar.
Especialista em doenças do sono, afirmam:
- Há 30 anos, a incidência de obesidade era de 2,1% para os homens e 6% para as mulheres.
- Pesquisas revelam que a prevalência da Obesidade aumentou em 100% na população masculina (4,1%) e 70% na feminina (10,9%).
- Estima-se que 40% a 70% desses indivíduos Obesos sofrem de apneia do sono.
Os sintomas de apneia na obesidade ou em pessoas com peso normal são parecidos:
- Ter sono agitado
- Acordar várias vezes durante a noite
- Sonolência
- Dificuldade de concentração diurna
Estes são os principais sintomas do distúrbio da apneia do sono, mas também são muito comuns em pessoas que sofrem com o estresse diário do trabalho e da vida agitada, principalmente aquelas que habitam as grandes cidades. Dessa forma, surge a dúvida no momento de decidir se é importante procurar um especialista.
Vídeo explicativo sobre apneia do sono:
“É importante os familiares estarem atentos a paradas respiratórias durante o sono. Se isso acontecer, o problema pode estar ocorrendo. Homens de meia idade e mulheres na menopausa também fazem parte do grupo de risco, além de causas genéticas e histórico familiar”, esclarece especialistas.
O diagnóstico e tratamento da apneia do sono e o diminuição do sedentarismo, podem diminuir o risco de morte por AVC, além de outras doenças como arritmia cardíaca, hipertensão e infarto do miocárdio.
Fonte sobre apneia do sono na Obesidade:
Blog São Luiz