Cirurgia de varizes a laser e cirurgia da safena a laser.
O Tratamento de varizes a laser por meio da cirurgia a laser é mais rápido e o tempo de recuperação é mais curto.
O laser é um auxiliar no tratamento de varizes. A técnica foi importada da Europa e já passou por aperfeiçoamentos e estudos científicos. Os procedimentos a laser já estão presente no mundo inteiro e laser vem sendo adotado por diversas especialidades médicas.
Quando o tratamento de varizes a laser é indicado?
O tratamento de Cirurgia a Laser e da radiofrequência são mais indicados em casos das veias doentes tronculares, e veias de maior calibre como a veia safena. Por meio da cirurgia de varizes a laser não é necessário remover a veia. Ela permanece, mas sem ocasionar transtornos circulatórios, e o próprio organismo se encarrega de desviar o sangue que passava por ali para outras veias saudáveis.
Qual o tempo de recuperação da cirurgia de varizes a laser?
O pós-operatório da cirurgia de varizes a laser exige, em média, repouso de 2 dias, podendo o paciente retomar às atividades normais após avaliação médica, enquanto que na cirurgia convencional pode chegar a 15 dias de repouso. Lembrando que este procedimento só pode ser feito em ambiente hospitalar e após uma avaliação médica.
No caso da safena, a cirurgia a laser ou da radiofrequência são os procedimentos mais indicados em quase todos os aspectos, por tratar a veia sem precisar removê-la evitando assim hematomas mais prolongados.
Como é feito o procedimento da cirurgia a laser de varizes ou safena?
Uma microfibra óptica é introduzida na veia doente ou na safena até o ponto que está obstruído. Usa-se o laser de diodo para “evaporar” o sangue de ponta a ponta, permitindo inclusive que as ramificações da veia sejam conservadas sem danos. A veia ou safena é fechada, perdendo sua função, e o organismo se encarrega de desviar o sangue que passava por ali para outras veias saudáveis, evitando assim a retirada da veia.
Como o angiologista acompanha a cirurgia a laser?
O médico utiliza um ultrassom Doppler intra-operatório, que é essencial durante a operação. Com o auxílio dele o Angiologista consegue visualizar o que está acontecendo e ter o controle do efeito do laser. Por isso este tratamento deve ser realizado somente em ambiente hospitalar e com aparelhagem adequada.
Importante: Siga as orientações do seu angiologista durante todo o pós-operatório e não tome sol por cerca de 2 semanas. Além disso, antes de retomar qualquer atividade física fale com o seu angiologista e evite problemas que podem prejudicar sua saúde.
Com a cirurgia a laser é possível acabar de vez com as varizes?
Infelizmente não é possível acabar de vez com as varizes, mas o acompanhamento é muito importante e ajudará a prevenir. Como umas das causas das varizes é a estrutura das veias, isso não é possível alterar. Ou seja, mesmo após tratar alguma variz, outras veias normais também podem se tornar varizes.
Mas como posso prevenir as varizes?
Para estagnar o avanço e o aparecimento de novas varizes, você deve controlar o peso e praticar exercícios frequentemente. Mas, é imprescindível fazer o acompanhamento com um angiologista para evitar as novas varizes. O tratamento varia de acordo com o estágio da variz e pode ser medicamentoso em alguns casos.
A cirurgia de varizes a laser aplica-se em homens e mulheres?
Sim. O procedimento de varizes a laser ou safena pode ser feito em homens ou mulheres.
Por que as mulheres têm mais varizes do que os homens?
Do ponto de vista genético, a probabilidade de ter varizes é a mesma para os dois sexos. As estatísticas são maiores nas mulheres devido à produção de estrogênio da mulher, o consumo de pílula anticoncepcional, a gravidez e o sobrepeso. Essas são as causas mais comuns de varizes. Além disso, a pele da mulher às vezes é mais fina e as veias doentes ficam mais aparentes, enquanto que nos homens a perna mais peluda disfarça.
Fonte: Steticlin – Clínica de Angiologia e Medicina do Esporte.