Alergias da pele
Uma situação típica entre as mulheres é a alergia aos brincos de bijuterias.
Algumas mulheres não podem usar outros brincos que não sejam de prata ou ouro, pois a pele reage na forma de uma inflamação para “avisar” que o organismo é sensível ao contato.
Esse é apenas um exemplo de alergia, mas existem vários casos a partir do contato com outros materiais (inclusive os de uso pessoal no dia a dia). Esse contato gera uma dermatite que se espalha na região provocando coceira e irritabilidade até a formação de bolhas.
É preciso ficar atento a todas as manifestações da pele e realizar um tratamento eficaz acompanhado por um médico dermatologista.

Como identificar o melhor tratamento para alergia de pele?
Como a alergia pode se desenvolver por vários fatores é possível realizar um teste alérgico, a fim de identificar qual é o agente provocador.
Para cada caso de alergia de pele é direcionado um tratamento específico com cremes a base de corticóides ou o uso de medicamento oral dependendo da gravidade da doença.
Um alergologista (médico especialista em alergia) deve acompanhar os níveis de inflamação e as possíveis feridas na pele para analisar a evolução e indicar o tratamento mais eficaz para cada pessoa.
Caso identifique uma alergia de pele devido a uma bijuteria, ou por outro sintoma, é muito importante não se automedicar, pois os produtos disponíveis no mercado e nas farmácias podem trazer melhorias apenas para um tipo de pele e não para outro, sendo assim, utilize meios de maior confiança, conversando diretamente com um especialista.
Em todos os casos, ao perceber qualquer sintoma de alergia decorrente de alguma situação peculiar tome as medidas cabíveis para evitar o contato com o alergeno, por exemplo, lavar louça com o uso de luvas, fazer o uso de cremes hidratantes e sabonetes neutros.
Quais são os casos mais típicos de alergia?
As dermatites mais comuns são causadas pelo contato de: materiais utilizados em bijuterias (níquel), plantas, borrachas, látex (luvas cirúrgicas e inclusive camisinha), maquiagens, perfumes, tinturas para cabelo, pomadas, cremes, pulseiras de relógio, etc.