As crianças prematuras precisam de leite materno para poderem continuar suas lutas pela vida. Os bancos de leite humano precisam de doações dessa matéria prima. Nessa matéria poderão tirar dúvidas sobre a amamentação e sobre armazenamento.
O leite materno é recomendado até os dois anos de vida ou maus, e até seis meses de forma exclusiva, é o melhor alimento para o bebê. Mas muitas crianças prematuras, de baixo peso e internadas não podem ser alimentadas diretamente do seio da mãe. Por isso sua ajuda é tão importante. Doe leite materno e ajude essas crianças a crescerem fortes e saudáveis. Qualquer quantidade é importante para o futuro desses bebês. Doe. Ajude quem espera por você.
Quem pode doar?
Toda mulher que estiver amamentando é uma possível doadora. Bastar se saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação.
Se eu doar leite, vai faltar para meu bebê?
Pelo contrário. A produção de leite depende do esvaziamento da mama, Por isso, quanto mais você amamentar ou esvaziar as mamas, mais leite vai produzir.
Quanto tempo o leite pode ficar armazenado?
O leite humano extraído pode ficar no freezer ou no congelador por até 10 dias. Durante esse período, você pode levá-lo ou pedir para um Banco de Leite Humano buscar, caso em sua cidade disponha esse serviço.
Como posso fazer a doação?
Existe um passo que você deve seguir para fazer a doação. Todo o processo deve ser respeitado para garantir a integridade do leite doado. Entre em contato com o Banco de Leite Humano mais próximo e informe-se ou acesse saúde.gov.br/doacaodeleite e veja detalhadamente todo o processo de doação.
Você Sabia?
Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo a cada vez que ele for alimentado.
Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.
Todo leite congelado não deve ser congelado novamente.
Crianças prematuras, de baixo peso e internados que não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe têm a chance de receber os benefícios do leite materno com sua doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarréias e alergias.
Fonte: Estadão Expresso