No dia 14 de Novembro é o Dia Mundial do Diabetes.
A data é essencial para lembrar a importância da prevenção – através de exames de rotina – dessa doença que atinge nove milhões de brasileiros, ou seja, 6,2% da população adulta. Os números alarmantes não param por aí: 70% das cirurgias para retirada de membros inferiores no Brasil têm como causa o diabetes mal controlado (55 mil amputações anuais).
A endocrinologista Andressa Heimbecher Soares, especialista do Portal Minha Vida, alerta para alguns indicadores que podem aumentar os riscos e piorar quadros de diabetes.
Um exemplo é o uso de medicamentes com corticoide – comuns no tratamento de asma, rinite e artrite. “O tratamento à base de corticoide também eleva os níveis de glicose no sangue, podendo provocar diabetes mellitus”, diz.
Outra combinação perigosa tem a ver com o cigarro. Diabéticos fumantes têm até vezes mais chances de enfartar, isso porque substâncias encontradas no fumo geram acúmulo de gordura nas artérias.
“Consequentemente, o fluxo sanguíneo fica mais e mais lento, até o momento em que a artéria fica bloqueada”, esclarece Heimbecher. A endocrinologista indica, ainda, alguns sinais perceptíveis que indicam a presença da doença.
“Pés podem ser um grande indicador e devem ser analisados diariamente por quem tem a doença, pois pequenos machucados podem se agravar devido à dificuldade de cicatrização ocasionada pelo diabetes”.
Fonte: Portal Band.com.br