O que é Pancreatite?
Pancreatite é a inflamação no pâncreas. O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago no abdome superior. Entre as suas funções está fazer a digestão das gorduras e carboidratos que ingerimos usando o suco pancreático, substância que contém enzimas digestivas. Além disso, o pâncreas é responsável por produzir os hormônios insulina e glucagon. A insulina é responsável por reduzir as taxas de açúcar no sangue, ao passo que o glucagon tem o efeito contrário, aumentando essas concentrações.
A pancreatite pode ocorrer de forma aguda ou crônica. Os casos leves de pancreatite podem desaparecer sem tratamento, mas casos graves podem causar complicações com risco de vida.
Tipos
Pancreatite aguda
O início da pancreatite aguda é frequentemente muito repentina. A inflamação geralmente desaparece dentro de poucos dias, uma vez que o tratamento começa. De acordo como DATASUS, no Brasil são registrados cerca de 5,9 casos a cada 100 mil habitantes todos os anos.
Os cálculos biliares são a causa mais comum da pancreatite aguda. O cálculo biliar é uma massa pequena e sólida que forma a partir de bile na vesícula. O pâncreas e a vesícula biliar se ligam pelo ducto biliar, através do qual a bile e outras enzimas digestivas passam durante a digestão. Os cálculos podem criar inflamação do ducto biliar e no pâncreas. O alcoolismo também pode também contribuir para a pancreatite aguda.
Pancreatite crônica
A pancreatite crônica é uma inflamação que se repete. Os pacientes com pancreatite crônica podem sofrer danos permanentes ao pâncreas. Sua incidência é estimada entre cinco e 10 casos para cada 100mil indivíduos por ano.
O tecido cicatricial se desenvolve a partir de inflamação de longa duração e pode fazer o pâncreas parar de produzir a quantidade normal de enzimas digestivas. Como resultado, é provável que você tenha problemas para digerir gorduras.
O abuso de álcool é a causa mais comum de pancreatite crônica em adultos. Doenças autoimunes e doenças genéticas, tais como a fibrose cística, também podem causar a pancreatite crônica em alguns pacientes.
Causas
Pancreatite ocorre quando as enzimas digestivas produzidas no pâncreas tornam-se ativadas enquanto no interior do pâncreas, causando danos ao órgão.
Durante a digestão normal, as enzimas pancreáticas inativadas se movem através de dutos em seu pâncreas e viajam para o intestino delgado, onde as enzimas são ativadas e ajudam na digestão. Na pancreatite, as enzimas são ativadas quando ainda no pâncreas. Isto faz com que as enzimas para irritar as células do pâncreas, causando inflamação e os sinais e sintomas associados com a pancreatite.
Com acessos repetidos de pancreatite aguda, o dano ao pâncreas pode ocorrer e levar a pancreatite crônica. O tecido cicatricial pode se formar no pâncreas, causando a perda da função. Um pâncreas que não funcionam bem pode causar problemas de digestão e diabetes.
Fatores de risco
Alguns fatores são considerados de risco para a pancreatite aguda e pancreatite crônica, incluindo:
- Alcoolismo
- Cálculos biliares
- Cirurgia abdominal
- Certos medicamentos
- Tabagismo
- Fibrose cística
- Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, quando usado no tratamento de cálculos biliares
- História familiar de pancreatite
- Níveis elevados de cálcio no sangue (hipercalcemia), que podem ser causadas por uma glândula paratireoide hiperativa (hiperparatiroidismo)
- Altos níveis de triglicérides no sangue (hipertrigliceridemia)
- Infecção
- Lesão no abdômen
- Câncer de pâncreas.
Sintomas de Pancreatite
Sintomas de pancreatite aguda incluem:
- Dor abdominal superior
- Dor abdominal que se irradia para as costas
- Dor abdominal que se sente pior depois de comer
- Náusea
- Vômitos.
Sintomas de pancreatite crônica incluem:
- Dor abdominal superior
- Perder peso sem esforço
- Fezes gordurosas e fedorentas (esteatorreia).
Outros sintomas de pancreatite incluem:
- Febre
- Ritmo cardíaco acelerado
- Suor
- Pele ou a parte branca dos olhos com cor amarelada (icterícia)
- Choque.
Outras condições que têm sintomas semelhantes: obstrução intestinal,apendicite, colecistite, úlcera péptica, e diverticulite.
Fonte: Portal Minha Vida – Saúde, Alimentação e Bem-Estar