Melasma

Date:

Grande parte dos casos de melasma é diagnosticado em mulheres grávidas, mas a origem pode ser também o uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal ou a exposição exagerada ao sol. É importante frisar que a doença também pode estar relacionada á hereditariedade ou á raça, sendo assim, apesar de chances menores pode ser manifestada também em homens.

Os hormônios femininos, estrogênio e progesterona, estimulam a produção de melanina através de uma célula chamada melanócito, que é responsável pela produção do pigmento cutâneo. Os problemas com essa doença são exclusivamente estéticos, porque o processo fica restrito a pele e não interfere nenhuma outra parte no interior do organismo.

De acordo com a gravidade do melasma, é possível classificá-lo em 03 tipos: o superficial (que atinge apenas a camada epiderme), o profundo (que atinge a camada derme) e o misto (que como o próprio nome já diz presente em mais de uma camada da pele).

Como é o melasma na gravidez?

O melasma na gravidez é chamado de cloasma e as manchas surgem normalmente no segundo ou terceiro trimestre da gravidez. O cloasma pode desaparecer depois de alguns meses após o parto, mesmo sem nenhuma ação de tratamento, porém há um risco.

Para evitar que a doença não tome proporções ainda maiores, é importante a análise de um médico dermatologista para indicar um tratamento leve à base de clareadores.

Se eu tenho melasma preciso parar de tomar pílula?

A pílula intensifica a produção de hormônios femininos que são agentes agravantes do problema. É necessário avaliar especificamente cada caso consultando o ginecologista e o dermatologista antes de continuar tomando as pílulas anticoncepcionais.

Estes outros artigos sobre Dermatologia podem ser de seu interesse:

Qual o protetor solar mais indicado?

O protetor solar mínimo de FPS 30 com proteção contra UVA.
É imprescindível o uso de o filtro solar diariamente, porque até o mínimo de intensidade pode agredir a pele, seja na praia ou na cidade.

É comum pensar que o filtro solar deve ser utilizado apenas em ambientes ao ar livre como a praia, onde o calor é intenso, mas nas grandes metrópoles o calor pode ser equivalente combinado com outros elementos como a poluição que deixa a pele suja e oleosa. Os raios solares ultrapassam o vidro dos carros e estão atingindo a pele mesmo sem perceber.

Qual o tipo de tratamento para o melasma?

Antes de tudo, o ponto principal é a prevenção. Deve-se evitar a exposição ao sol e usar filtro de proteção até quando o sol está fraco. O tratamento feito na clínica é à base de aplicações de substâncias despigmentantes na pele que pode ser feito inclusive através de peelings faciais. Em casos mais graves é possível também realizar o procedimento a laser.

Previous article
Next article

Compartilhar artigo:

Inscrever-se

spot_imgspot_img

Popular

Artigos similares a esse
Relacionados

O que é psoríase?

O QUE É? A psoríase é uma condição crônica autoimune...

Tétano: o que é, sintomas e tratamento

O QUE É? O tétano é uma doença infecciosa causada...

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O que é? O Transtorno do Déficit de Atenção com...