Cirurgia Bypass gástrico para redução de estômago

Date:

Cirurgia Bypass

A Cirurgia Bypass é um dos 4 tipos de cirurgia bariátrica para redução de estômago.

Os outros 03 tipos de cirurgia são: Cirurgia Bariátrica com a Banda Gástrica, Balão Intragástrico e Gastrectomia Vertical.

Este tipo, Cirurgia Bypass, também é conhecida por Bypass em Y de Roux, E a cirurgia Bypass tem como finalidade ajudar a pessoa obesa a reduzir seu peso Mórbido em até 70% do peso inicial.

A Cirurgia Bypass pode ser feita em Homens e mulheres?

Sim. A cirurgia Bypass pode ser realizada em homens ou mulheres em idade adulta, e em alguns caso em pessoas mais jovens. A redução do estômago com Bypass é realizada para encurtar o percurso de digestão dos alimentos e reduzir o tamanho do estomago, fazendo com que o paciente passe a comer menos. Com isso a técnica da crirgia Bypass ajuda o paciente perder peso e evita os problemas de saúde relacionados a obesidade.

Qual a indicação da Cirurgia Bypass?

A cirurgia bariátrica Bypass é indicada para pessoas acima do peso e com IMC superior a 40 kg/m² ou com IMC superior a 35 kg/m². Alem disso o Bypass é indicado para pessoas que já tenham sofrido algum problema de saúde derivado do excesso de peso.

A Cirurgia Bypass é muito indicada para pessoas que já tiveram um ataque cardíaco (sintomas da Obesidade), mas também existem outras indicações. A Cirurgia Bypass também é indicada quando as outras técnicas de cirurgia bariátrica, como colocação de banda gástrica ou balão intragástrico, não tiveram os resultados de emagrecimento e controle metabolico.

Qual o preço da cirurgia Bypass para emagrecer?

O preço da cirurgia Bypass depende muito da clínica, região, experiência médico especialista e cirurgião bariátrico com a técnica Bypass, a equipe de acompanhamento, onde é realizado a cirurgia Bypass e os equipamentos. Como o paciente precisa ter o acompanhamento de uma equipe Multidisciplinar antes e depois da cirurgia bariátrica.

Com essa variação o preço da cirurgia Bypass pode flutuar entre R$ 15.000 e R$ 45.000 reais. O preço da Cirurgia Bypass em outras moedas não é divulgado no Brasil.

Outra opção de preço baixo é que em alguns casos a cirurgia Bypass, pode ser feita no SUS de forma gratuita. Principalmente quando o paciente corre risco de desenvolver graves problemas de saúde devido ao excesso de peso, sendo necessário uma avaliação rigorosa pelo gastroenterologista antes da cirurgia Bypass ou qualquer outro tipo de cirurgia bariátrica. Onde médico irá avaliar se a cirurgia Bypass é adequada para o paciente.

Estes outros artigos sobre Cirurgia Bariátrica podem ser de seu interesse:

Como é feita a cirurgia Bypass para redução do estomago?

A cirurgia Bypass gástrica em y de Roux é uma cirurgia complexa que é realizada com anestesia geral e leva em média 2 horas, ficando o paciente internado no hospital de 3 a 5 dias.

Geralmente a cirurgia Bypass é feita por videolaparoscopia, onde o médico faz de 4 a 6 cortes pequenos no abdômen que permite a entrada de uma microcâmara e dos instrumentos que serão usados na cirurgia de Bypass. Com esta técnica o cirurgião observa os órgãos por um ecrã, comandando os instrumentos. Saiba mais em: Videolaparoscopia.

Vídeos demonstrativo da Cirurgia Bypass

Quais as etapas de uma cirurgia Bypass gástrica? 

O primeiro passo será cortar estômago e intestino: Na cirurgia Bypass é feito um corte no estômago junto ao esôfago que o divide em duas partes, uma porção muito pequena, em forma de bolsa e, uma porção grande, que corresponde ao restante estômago e, que perde grande parte da sua função, deixando de armazenar alimentos. Além disso, faz-se um corte na primeira parte do intestino, chamado jejuno;

  1. Unir uma porção do intestino ao estômago pequeno: cria-se uma passagem direta para os alimentos em forma de tubo;
  1. Unir a parte do intestino que ficou ligada à parte grande do estômago ao tubo:esta ligação permite que o alimento, que vem da ligação anterior criada, se misture com as enzinas digestivas, ocorrendo a digestão.

Cirurgia Bypass: Cortar estômago

cirurgia bypass

 

A técnica mais usada (bypass gástrico)

Mais de 90% do estômago é separado do resto e grampeado. O órgão continua no organismo

O processo digestivo é alterado: o estômago é ligado diretamente ao íleo, impedindo que a comida passe pelo duodeno, onde se iniciaria a sua absorção.

INDICAÇÕES:

Pacientes obesos com índice de massa corpórea maior que 35 (em casos de doenças associadas) ou maior que 40

DESVANTAGEM:

Como há menos absorção de nutrientes, os pacientes precisam fazer reposição vitamínicas constantemente.

Cirurgia Bypass: União Estômago e Intestino

 

Cirurgia Bypass: Procedimento

A cirurgia Bypass também pode ser feita por laparotomia, ocorrendo a abertura total do abdômen, porém, é um procedimento raro por ser mais perigoso do que a laparoscopia.

A cirurgia Bypass para emagrecer provoca uma perda de até 70% do peso inicial e permite manter o novo peso por muito tempo. O paciente fica satisfeito mas rápidamente e sente menos vontade de comer. Porém o paciente deve ter um acompanhamento após a cirurgia bariátrica.

Complicações da cirurgia bypass para emagrecer

A cirurgia bypass em y pode provocar alguns sintomas, como: náuseas, vômitos, azia ou diarreia durante o primeiro mês após a cirurgia.

Outras complicações mais graves desta cirurgia bypass podem aparecer, como:

  • Fistula das cicatrizes do estômago ou intestino, que pode aumentar as chances de infeções, como peritonite ou sépsis, por exemplo;
  • Hemorragia grave na área da cicatriz do estômago;
  • Anemia crônica, principalmente pelo défice de vitamina B12;
  • Síndrome de dumping, que causa sintomas como náuseas, cólicas intestinais, desmaios e diarreia após a pessoa ter se alimentado.

Em alguns casos, o paciente pode precisar de uma nova cirurgia para corrigir o problema.
Por estes motivos é importante selecionar bem o médico e a equipe que irá realizar a cirurgia Bypass e como será o acompanhamento após a cirurgia.

Recuperação após a cirurgia bypass para redução de estômago

A perda de peso mais intensa acontece nos primeiros 3 meses.
Mas a recuperação completa após a cirurgia bariátrica bypass pode levar entre 6 meses a 1 ano.

O paciente que fez a cirurgia bypass deve tomar alguns cuidados importantes:

  • Siga a dieta indicada pela nutricionista (indicada pelo cirurgião bariátrico), que vai-se alterando ao longo das semanas. Leia sobre Alimentação após cirurgia bariátrica.
  • Tomar suplementos vitamínicos, como ferro ou vitamina B12 devido ao risco de anemia crônica;
  • Fazer o curativo do abdômen no posto de saúde uma semana após a cirurgia;
  • Retirar o dreno, que é um recipiente para onde sai os líquidos em excesso do estoma, consoante indicação médica.
  • Tomar antiemético como Omeprazol antes das refeições para proteger o estômago segundo indicação médica;
  • Evitar esforços nos primeiros 30 dias para evitar que algum grampo se solte.

Os resultados da cirurgia bariátrica bypass vão surgindo com o passar das semanas, no entanto, pode ser necessário fazer uma cirurgia estética, como abdominoplastia, 1 a 2 anos após para remover o excesso de pele. Veja como é feita esta cirurgia em: Abdominoplastia.

 

Fontes de conteúdo para Cirurgia Bypass:

  • Livro – Cirurgia Bariátrica Manual de Instruções (Bypass) – SPRENGEL, ANDREA LEVY –  M.Books
  • Livro – CIRURGIA DA OBESIDADE (Bypass) – Um enfoque psicológico – Autor: Elaine Ximenes
  • Livro – MITOS E REALIDADES SOBRE OBESIDADE E CIRURGIA BARIÁTRICA (Bypass) – Editora: RPB
  • Livro – Cirurgia Bariátrica e Metabólica – Abordagem Multidisciplinar (Bypass) – Diniz – Aheneu Rio

 

Compartilhar artigo:

Inscrever-se

spot_imgspot_img

Popular

Artigos similares a esse
Relacionados

O que é psoríase?

O QUE É? A psoríase é uma condição crônica autoimune...

Tétano: o que é, sintomas e tratamento

O QUE É? O tétano é uma doença infecciosa causada...

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O que é? O Transtorno do Déficit de Atenção com...