A obesidade infantil tem se tornado cada vez mais frequente é a obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade.
A criança pode ser definida como obesa quando seu peso ultrapassa em 15% o peso médio correspondente idade da criança.
A obesidade infantil aumenta o risco de a criança desenvolver as doenças da Obesidade, como diabetes, pressão alta, dificuldade respiratória, distúrbios do sono, colesterol alto ou problemas no fígado, por exemplo.

O tratamento da obesidade infantil é demorado e, normalmente, requer a participação da família de forma a incentivar a criança a adotar estilos saudáveis de vida que ajudam a combater a obesidade.
A obesidade infantil no Brasil tem aumentado, principalmente devido à falta de prática regular de exercício físico pelas crianças em idade escolar.
Quais as causas da obesidade infantil?
As principais causas da obesidade infantil podem ser:
- Sedentarismo;
- Consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar;
- Distúrbios hormonais;
- Doenças genéticas;
Além disso, histórico familiar de excesso de peso ou obesidade pode facilitar que a criança aumente de peso facilmente, uma vez que ela adota os hábitos de vida da família.
Como tratar a obesidade infantil?
- O tratamento para obesidade infantil deve ser feito de forma progressiva e sob orientação do pediatra e de um nutricionista.
- Normalmente, o tratamento para obesidade infantil deve incluir mudanças na alimentação da criança e aumento dos níveis de exercício físico, dependendo da sua idade e estado de saúde geral.
- Raramente, o médico poderá recomendar o uso de remédios para ajudar a diminuir o apetite ou a cirurgia para redução de peso.
Dicas de alimentação para evitar a Obesidade Infantil:
- Primeiro os pais devem mudar os hábitos alimentares da criança e orientar sobre os benefícios. Por exemplo: Comece sugerindo comprar menos alimentos industrializados, que são açucarados ou gordurosos, como bolachas, refeições pré-preparadas.
- Em seguida mostre os benefícios de comer frutas e legumes. Comece a comprar uma variedade maior de frutas e legumes e dar preferência às frutas cítricas e aos vegetais comidos crus, esta variedade vai estimular a criança a escolher o alimento. Isso será uma forma fácil de introduzir os novos alimentos;
- Os vegetais que necessitam ser cozidos, como a vagem, a berinjela, a abobrinha ou os cogumelos, devem ser preparados ao vapor, sem sal e o azeite deve ser adicionado em pouca quantidade;
- Não ofereça à criança refrigerantes, dando preferência à água e sucos de fruta naturais;
- Utilize um prato de tamanho infantil, para mostrar que ele não precisa comer muito.
- Estimule a criança a ficar concentrada durante a refeição, não deixando que veja televisão ou utilize jogos;
Estas dicas devem ser adaptadas de acordo com o estilo de vida da família e segundo as orientações do nutricionista.
Como aumentar a atividade física da criança?
Uma das principais causas da Obesidade Infantil é justamente o sedentarismo. A criança não pratica exercícios e acumula gorduras pelo corpo.
A prática regular de exercício físico é fundamental para ajudar a criança a perder peso.
Sugestões que podem ajudar a incentivar as crianças a se exercitarem:
- Limitar o uso de computador e televisão em até 2 horas por dia;
- Procurar atividades que a criança goste;
- Incentivar a família a participar regularmente atividades ao ar livre;
- Permitir que a criança experimente várias atividades.
Se mesmo com exercícios a criança continuar obesa, busque uma orientação médica para avaliar o metabilismo da criança pois nesta idade podem haver situações hormonais que estejam influenciando o ganho de peso.
Fonte: Tua Saúde