A videolaparoscopia, também conhecida por Laparoscopia, é um procedimento que serve como exame de diagnóstico ou tipo de técnica cirúrgica menos invasivas (sem cortes e cicatrizes) e é o melhor meio de diagnóstico da endometriose. Porém a videolaparoscopia também tem sido usada em outros procedimentos.
A videolaparoscopia é uma técnica moderna?
Sim. Podemos se dizer que a videolaparoscopia vem colaborando para a medicina moderna e auxiliando diversas cirurgias, que antigamente eram realizadas somente através de grandes cortes e cirurgias complexas na região abdominal com inúmeras finalidades. Agora com a videolaparoscopia, não existe a necessidade de grandes incisões abdominais, garantindo um menor tempo de recuperação e menos dores ao paciente.
Para realizar uma videolaparoscopia é preciso uma indicação médica. O médico irá solicitar a internação do paciente que passará por uma detalhada análise para a aplicação da anestesia. Os cuidados no pré-operatório são extremamente importantes, por converse com seu medico.
A videolaparoscopia tem início depois do paciente tomar uma anestesia geral. Um pneumoperitônio é insuflado na cavidade abdominal com CO2. Após isto, punções são realizadas e os trocartes são posicionados. Com o uso destes dispositivos o médico realiza a videolaparoscopia através de monitores, ou seja, indiretamente
Para que serve a Videolaparoscopia
A videolaparoscopia serve para diagnosticar a dor pélvica e para diagnosticar ou tratar doenças como:
- endometriose, retirada de lesões ovarianas, tratamento de hidrossalpinge,
- retirada de aderências, tratamento da gestação ectópica,
- realizar laqueadura das trompas, histerectomia total,
- retirada de mioma e tratamento de distopias genitais, por exemplo.
Leia um artigo completo: A videolaparoscopia é indicada nestas situações
Preço da Videolaparoscopia
O preço da videolaparoscopia varia de 5 a 15 mil reais dependendo do tipo de tratamento que será realizado e experiência do profissional. o preço da internação no hospital tem uma certa variação de valores de acordo com cada instituição. A videolaparoscopia também pode ser feita pelo SUS em algumas cidades autorizadas.
Como é feita a Videolaparoscopia
O anestesista aplica a anestesia geral no indivíduo, o cirurgião realiza um corte no umbigo por onde entra um pequeno tubo que contém gás carbônico e uma microcâmera em seu interior e realiza mais 2 cortes na região abdominal por onde vão entrar outros instrumentos necessários para a cirurgia. A microcâmera irá mostrar através de um monitor toda a parte de dentro do abdômen e o médico poderá também realizar cortes e soltar aderências.
Recuperação da Videolaparoscopia
A recuperação da cirurgia por videolaparoscopia é muito melhor que numa cirurgia convencional, pois há menos cortes e o sangramento durante a cirurgia é mínimo. O tempo de recuperação de uma cirurgia por videolaparoscopia dura de 7 a 14 dias, dependendo do procedimento. Após este período o indivíduo poderá voltar gradativamente às suas tarefas diárias.
Logo após a videolaparoscopia é normal: sentir dor no abdômen, dor nos ombros, ficar com intestino preso, sentir-se inchado, enjoado e com vontade de vomitar.
Durante o período de recuperação, deve-se descansar o máximo possível e evitar: ter relações sexuais, dirigir, limpar a casa, fazer compras e fazer exercícios.
A Videolaparoscopia ou laparoscopia na cirurgia bariátrica
Sim. Através da videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva é possível fazer a cirurgia bariátrica.
O tempo de cirurgia é bem menor: A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia dura, em média, pouco tempo, algo entre 40 minutos e 1 hora e 30 minutos.
A videolaparoscopia é menos invasiva?
Sim. O cirurgião realiza de quatro a sete pequenas incisões de 0,5 a 1,2 centímetros. É necessário insuflar a cavidade abdominal com gás carbônico, a fim de criar espaço suficiente para que o cirurgião possa trabalhar com o auxílio de uma videocâmera, cânulas, sonda, bisturi elétrico, grampeadores especiais e outros instrumentos de acesso que auxiliam no procedimento da videolaparoscopia.
Videolaparoscopia deixa marca?
O pós-operatório da videolaparoscopia oferece maiores benefícios ao paciente. Por exemplo: Pessoas mais senssiveis sentem minimas dores por um dia, outras nem sentem dores (principalmente pela quantidade de analgésicos consumida pelo paciente), a alta hospitalar pode ser de até 36 horas e o retorno às atividades pode ser de 7 a 10 dias em média.
A videolaparoscopia traz menos riscos a saúde do paciente?
A videolaparoscopia reduz as possibilidades de de infecções. depois de 1 ano de cirurgia, a incidência de hérnia nos microcortes ocorre em apenas 2% a 3% dos pacientes.