O vitiligo é uma doença cutânea na pele que não pode ser transmitida através do contato com uma pessoa que possui esse problema.
A melanina é a substância responsável pela pigmentação da pele e é produzida na epiderme (a primeira camada da pele). Com a redução do número de melanócitos, que são essas células existentes na epiderme, a perda da pigmentação se torna o ponto crucial no aparecimento de manchas brancas por várias partes do corpo.
As manchas são bem visíveis, irregulares e possuem tamanhos diferentes.
A deficiência dessas células não gera nenhum risco maior à saúde, mas os cuidados são imprescindíveis, principalmente a partir da exposição ao sol que, no entanto dá acesso a complicações. Uma evolução desse problema pode gerar inclusive o câncer de pele.
Não há possibilidade de recomendar um tratamento sem antes realizar o diagnóstico da pele, verificar o local de manifestação, o tempo da doença, a associação com outras doenças autoimunes e a idade do paciente, porque casa caso é individual e o tipo de tratamento depende desse resultado.
Em grande parte dos casos são utilizadas pomadas a base de corticóides, mas se estágio da doença estiver avançado é possível que o tratamento seja direcionado para a fototerapia, que estimula a pigmentação da pele.
O avanço de técnicas para os tratamentos, oferece um leque de opções que podem seguir com: laserterapia, microfototerapia, despigmentação, transplantes, etc.
Estes outros artigos sobre Dermatologia podem ser de seu interesse:
- Tratamentos da especialidade de Dermatologia
- Câncer de pele e seus tratamentos
- Dermatologia infantil
- Tratamentos de cicatriz
- Tratamentos de verrugas
- Tratamentos de pintas
A alimentação tem alguma influência no vitiligo?
Uma alimentação saudável proporciona benefícios para a saúde em geral.
Grande parte dos casos de vitiligo é derivada de um problema genético ou de alguma deficiência no sistema imunológico do organismo, sendo assim a má alimentação não é o fator determinante para o surgimento da doença, mas as vitaminas podem ajudar a diminuir as substâncias tóxicas.
Quais são os tipos de vitiligo?
As manchas na pele podem surgir em várias partes do corpo. São classificadas em:
Simétrico: Atinge os dois lados do corpo.
Assimétrico: Atinge apenas um lado do corpo.
Segmentar: Atinge apenas uma área segmentar do corpo.
Circunscrito: Atinge uma área pequena do corpo.
Universal: São manchas mais escuras.
Congênito: São manchas de nascença.
Generalizado: Atinge 90% do corpo.
Ocular: Atinge a retina do olho.