Geralmente quando uma unha do pé fica encravada, ela perfura os cantos do dedo e isso pode gerar inchaço e vermelhidão devido a inflamação.
Se você esta com uma unha encravada, é possível aliviar a dor com simples remédios para dores que são vendidos na farmácia sem a necessidade uma receita médica. Além dos remédios orais existem cremes anestésicos que podem ajudar. Após aliviar a dor procure um dermatologista para avaliar a unha encrava e evitar complicações.
Quais são os sintomas de uma unha encravada?
Os dedos mais atingidos são os “dedões” dos pés. Em casos raros ocorre nas mãos. Acontece quando a unha cresce e penetra nos cantos da pele. Inicialmente, ocorre a dor devido à sensibilidade, mas podem ocorrer infecções se não tratar da forma correta.
O que causa a infecção de uma unha encravada?
Existem diversos motivos que causam a infecção. Quando é realizado corte na unha no formato arredondado ou muito curto, a pele impede o crescimento natural. Também pode acontecer um trauma, como um ferimento na cutícula ou pisão no pé. O uso de sapatos apertados ou com o bico fino pode piorar a situação criando inflamação, inchaço, e granuloma piogênico (carne esponjosa). A unha encravada pode representar um problema sério para pessoas com diabetes.
Quais os tipo de unha?
Naturalmente as existem quatro tipos de unhas:
- Unha caracol
- Unha gancho
- Unha funil
- Unha torquês.
Por que a unha fica encravada?
Alguns tipos de unhas encravam pela forma que são cortadas ou por ser uma patologia hereditária.
Cortar uma unha pode ser simples desde que você não corte demais.
Quais os casos de unha encrava que precisam de cirurgia?
Somente um profissional poderá determinar se é necessário realizar uma cirurgia para remover a unha encravada. Dependendo do grau que a unha entrou na pele e a infecção, indica-se a matrisectomia, cirurgia que estreita a unha. No procedimento, que é realizado com anestesia local, é retirado um pedaço da unha, que fica em contato com a cutícula.
Estes outros artigos sobre Dermatologia podem ser de seu interesse:
- Tratamentos da especialidade de Dermatologia
- Câncer de pele e seus tratamentos
- Dermatologia infantil
- Tratamentos de cicatriz
- Tratamentos de verrugas
- Tratamentos de pintas
Como posso tratar a unha encravada?
Evite cutucar a pele ou cortar a unha, pois ela voltará a crescer e encravará novamente. O ideal é procurar um especialista que indicará o tratamento certo. É bom manter os pés higienizados, limpar a região com algodão embebido em álcool, evitar usar sapatos fechados estreitos e lixar a superfície da unha, para que fique enfraquecida e não volte a encravar.
Como prevenir que a unha encrave?
As unhas devem estar cumpridas, de forma que possam garantir a proteção das extremidades, com corte quadrado. As cutículas devem ser apenas empurradas, pois elas protegem as unhas de microorganismos. E, deve-se evitar o uso de calçados apertados e de bico fino. Se notar qualquer alteração na cor ou textura da unha procure um especialista.
Quais são os cuidados que diabéticos têm que ter com as unhas?
Diabéticos precisam ter alguns cuidados especiais como, lavar bem os pés, sempre secar antes de cortar as unhas e utilizar um cortador ou uma tesoura. Caso tenha unha encravada é necessário procurar um dermatologista para verificar o tipo de tratamento. E, só recorrer a pedicures treinados, que não tirem as cutículas.
Fonte: Clínica DGF Dermatologia