A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2014, com base nos dados do ano de 2013.
O índice, conhecido como a nota das operadoras de plano de saúde é divulgado anualmente pela agência e dá notas aos planos ativos e com beneficiários nos 12 meses do ano anterior.
O IDSS deste ano revelou, por exemplo, que 82,5% dos beneficiários estão em operadoras com desempenho bom ou muito bom.
Como funciona o índice?
O índice varia de zero a um, abrangendo a soma dos diversos indicadores para a avaliação global do setor. As operadoras são classificadas em muito ruim (zero a 0,19), ruim (0,20 a 0,39), regular (0,40 a 0,59), bom (0,60 a 0,79) e muito bom (0,80 a 1,00).
Quais as categorias analisadas?
A avaliação de desempenho das operadoras é realizada através do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS, calculado a partir de indicadores definidos pela própria Agência. Esses indicadores são agregados em quatro dimensões, sendo que cada uma possui um peso diferente na formação do IDSS: 40% para a dimensão Atenção à Saúde, 20% para a dimensão Econômico-financeira, 20% para a dimensão Estrutura e Operação e 20% para a dimensão Satisfação do Beneficiário.
Quais os planos mais bem avaliados?
Desta vez, os três planos mais bem avaliados foram a Unimed BH, a Unimed Cooperativa Vales do Rio Taquari e Rio Pardo e a Unimed Campo Grande.
A avaliação corresponde a notas de 2014 ou de 2013?
Esta avaliação de desempenho (IDSS) é anual e retroativa, isto é, os resultados atualmente apresentados são relativos à avaliação do ano de 2013. Foram avaliadas todas as operadoras com registro ativo na ANS que operaram planos de saúde nos doze meses de 2013.
- Consulte o índice da sua operadora no site da ANS: http://www.ans.gov.br/espaco-da-qualidade/programa-de-qualificacao-de-operadoras#
Fontes
• ANS
• Exame