O Ozempic (nome comercial para semaglutida), originalmente prescrito para o tratamento do diabetes tipo 2, ganhou destaque em todo o mundo como uma inovação no combate à obesidade. Devido ao seu efeito na perda de peso, rapidamente passou a ser utilizado por pacientes interessados em emagrecer.
A semaglutida atua estimulando a produção de insulina pelo pâncreas, reduzindo a secreção do hormônio glucagon, retardando o esvaziamento gástrico e aumentando a sensação de saciedade. Esses efeitos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e podem resultar em perda de peso.
Diversas celebridades admitiram publicamente o uso de medicamentos à base de semaglutida, incluindo a cantora Jojo Todynho, de 26 anos, que revelou fazer uso regular do Ozempic. Recentemente, a irmã da advogada Deolane Bezerra, Dayane, foi alvo de críticas após ser flagrada injetando o medicamento em um aeroporto.

Apesar de não possuir aprovação específica para o tratamento da obesidade, o uso off-label do Ozempic (semaglutida) tem sido adotado por muitos médicos no Brasil e tem despertado interesse crescente entre aquelas pessoas que desejam emagrecer. No entanto, a Novo Nordisk, empresa responsável pela comercialização do medicamento, emitiu uma nota contestando essa forma de utilização do fármaco. “A companhia não endossa nem apoia a promoção de informações de caráter off-label, ou seja, em desacordo com a bula de seus produtos”, comunicou.
Alguns dos efeitos colaterais descritos na bula do medicamento:
- Enjoo
- Vômito
- Diarreia
- Refluxo ou azia
- Gases
- Dor de estômago
- Pancreatite aguda
Os efeitos colaterais graves associados ao fármaco têm causado preocupação entre os especialistas de saúde, devido ao uso indevido do medicamento. É importante ressaltar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a utilização da semaglutida apenas para o tratamento do diabetes tipo 2 não controlado, e não há aprovação para seu uso como emagrecedor. A sua utilização é indicada em combinação com dieta, exercícios, prescrição e acompanhamento médico, e não é recomendada para pessoas com diabetes tipo 1.
Recentemente, em janeiro deste ano, foi aprovado o uso de um novo medicamento à base do mesmo princípio ativo do Ozempic. O Wegovy, também fabricado pela Novo Nordisk, foi especificamente desenvolvido com a finalidade de auxiliar no emagrecimento. “São produtos diferentes, com indicações, dosagens, informações de prescrição, esquemas de titulação etc. diversos. Os produtos não são intercambiáveis”, informa a fabricante. O Wegovy tem previsão de chegar ao mercado no segundo semestre.