Neurologia Infantil – Você Sabe o que é?
A Neurologia Infantil, também conhecida como Neuropediatria, é uma especialidade médica que estuda e realiza tratamentos de doenças relacionadas ao Sistema Nervoso Central (Cérebro, Cerebelo e Tronco encefálico) e o Sistema Nervoso Periférico (Músculos e Nervos) de crianças e adolescentes. Aqui nesta matéria iremos abordar diversos pontos, vamos conhecer de uma forma muito melhor este profissional e qual a sua contribuição para o bem-estar a Saúde dos Pequenos.
A Neurologia Infantil, também conhecida como Neuropediatria, é uma especialidade médica que estuda e realiza tratamentos de doenças relacionadas ao Sistema Nervoso Central (Cérebro, Cerebelo e Tronco encefálico) e o Sistema Nervoso Periférico (Músculos e Nervos) de crianças e adolescentes. Aqui nesta matéria iremos abordar diversos pontos, vamos conhecer de uma forma muito melhor este profissional e qual a sua contribuição para o bem-estar a Saúde dos Pequenos.
Assim, você poderia decidir se deve levar seu filho já ao Neuropediatra ou levar sua criança ao Neurologista Infantil.
O Neurologista Infantil
É a função do profissional Neurologista Infantil avaliar Crianças e Adolescentes, de um ponto de vista das aquisições Motoras, Cognitivas e de Linguagem, desde o nascimento até o final da adolescência. Este médico fez residência em pediatria ou em neurologia e, em seguida, uma Especialização em Neurologia Infantil. Este treinamento diferenciado permite uma melhor relação entre médico e paciente, já que o tratamento tende a ser prolongado, por ser diretamente ligado às doenças crônicas.
Quando Procurar o Neurologista Infantil
É comum os pais de crianças irem ao Neurologista por meio do encaminhamento de profissionais de outras áreas. Os problemas neurológicos são, comumente, questões genéticas e hereditárias, traumas mecânicos e até mesmo problemas neurológicos severos.
O Neuropediatra tem como função essencial dar um diagnóstico e um prognóstico nestes pacientes infantis, além de fazer uma orientação terapêutica e manter um acompanhamento do caso.
Médico neuropediatra recebe corriqueiramente casos e demandas escolares, como as dificuldades dentro desse âmbito, atraso na fala e na caminhada, distúrbios do sono, dores de cabeça e qualquer outra situação relacionada ao sistema nervoso.
Sintomas que Indicam a Necessidade de Procurar um Neurologia Infantil
- Alterações psíquicas: Distúrbios de comportamento, linguagem, pensamento, retardo no desenvolvimento psicomotor e da consciência;
- Alterações da sensibilidade: Formigamentos e anestesias;
- Alterações motoras: Paralisia em alguma parte do corpo, tremores, distúrbios no equilíbrio e na coordenação, alguns movimentos involuntários.
Patologias Comuns Atendidas Pelo Neurologia Infantil
- Dificuldade escolar;
- TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
- Autismo;
- Epilepsia;
- Doenças musculares.
Número Crescente de Substâncias Químicas Relacionadas a Distúrbios Cerebrais em Crianças
Produtos químicos tóxicos podem estar desencadeando os recentes aumentos nas deficiências do neurodesenvolvimento em crianças – como:
- Autismo,
- Transtorno de déficit de atenção e
- Dislexia
Métodos Diagnósticos na Neurologia Infantil
Antes de solicitar exames neurológicos, se faz necessário uma entrevista conhecida como anamnese dentro do meio clínico. Em seguida, durante a própria consulta, o neuropediatra realiza exames físicos que possam ajudar no diagnóstico. A partir destas informações, é possível solicitar exames laboratoriais e/ou de imagem, para confirmar a suspeita diagnóstica.
Com o avanço da tecnologia científica, o trabalho da neurologia infantil se tornou mais fácil. Podemos diagnosticar precocemente e tratar de casos complicados, antes que se tornem mais graves. Exames de imagem, bioquímica e eletroencefalografia ajudam a dar um diagnóstico mais completo para decidirmos pelo melhor método de tratamento.
Tratamento dos Distúrbios Neurológicos nas Crianças
Infelizmente, nem todos os problemas neurológicos em crianças possuem cura. Contudo, o neuropediatra consegue melhorar o desenvolvimento da criança ou adolescente, por meio de um trabalho multidisciplinar. Além disso, o tratamento pode ser feito também com ajuda de medicamentos.
Nesse caso, é necessário que o profissional, além de identificar o medicamento mais adequado para o paciente, acompanhe continuamente a evolução do quadro. Dessa forma, a equipe multidisciplinar pode ser definida de acordo com o grau de comprometimento e também se ajustar ao esquema farmacoterápico, sabendo informações como: se ele é temporário ou permanente, efeitos adversos e outras.
O tratamento multidisciplinar para as patologias neurológicas infantis envolve vários profissionais, que devem ser especializados em reabilitação infantil. Entre eles, estão: psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, nutricionistas, fonoaudiólogas e fisioterapeutas. Esta equipe busca, em conjunto, desenvolver resultados eficientes e visíveis.
Agora que você já conhece o profissional Neuropediatra e como ele trata da saúde neurológica infantil, acesse o site: neurologistainfantil.com, para conhecer melhor os temas relevantes sobre esta área da Medicina.
Referências: Médicos, livros e site de saúde.
Leia mais sobre neuropediatria no portal da Fundação Oswaldo Cruz