Cistos

Date:

Cistos

Existem diversos tipos de cistos, porém os mais comuns são os cistos sebáceos, que podem ser epidérmicos ou triquilemais.

Os cistos epidérmicos e os triquilemais são encontrados com maior freqüência, porém o conteúdo de ambos é a queratina (substância que constitui a camada superficial da pele). O cisto geralmente não apresenta nenhum incômodo, porém ao surgir sobre extremidades ósseas do tronco ou no couro cabeludo, pode causar desconforto ou dor quando pressionado.

Na maioria dos casos as lesões têm forma esférica, são móveis, indolores, possuem consistência elástica ou endurecida e suas medidas podem variar. Quase sempre são localizados na cabeça, pescoço e tronco. Pode existir no centro dos cistos, um ponto escuro conhecido por “abertura folicular”.

Caso o cisto inflame por ruptura da cápsula, ele se torna avermelhado, dolorido e tem sua temperatura elevada em relação ao resto do corpo.

cistos
Tipo de cisto

Quais são os tipos de cistos?

Cistos epidérmicos: São os cistos mais comuns. Originam-se da proliferação de células da epiderme dentro da derme e geralmente tem origem genética.

Cistos triquilemais: São os cistos menos freqüentes. Originam-se do folículo piloso, geralmente no couro cabeludo.

Millium: Localizados principalmente na face, ao redor dos olhos, são lesões pequeninas superficiais e amareladas ou esbranquiçadas. Podem atingir tamanhos maiores em casos isolados.

Estes outros artigos sobre Dermatologia podem ser de seu interesse:

Como é feito o tratamento dos cistos?

O tratamento dos cistos é cirúrgico, o recomendado por médicos especialistas é a retirada completa do cisto incluindo a sua cápsula para evitar o retorno da lesão.

Dependendo do tipo e localização do cisto pode ser realizada apenas uma incisão para que seja drenado o conteúdo do cisto, e posteriormente a cápsula é destruída com a aplicação de cáusticos. Jamais se deve espremer o cisto, pois isso pode causar uma ruptura em sua cápsula, de onde pode vazar seu conteúdo dentro da pele, inflamando o local.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Previous article
Next article

Compartilhar artigo:

Inscrever-se

spot_imgspot_img

Popular

Artigos similares a esse
Relacionados

O que é psoríase?

O QUE É? A psoríase é uma condição crônica autoimune...

Tétano: o que é, sintomas e tratamento

O QUE É? O tétano é uma doença infecciosa causada...

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O que é? O Transtorno do Déficit de Atenção com...