É possível morrer de tristeza? Conheça a Síndrome do Coração Partido

Date:

O termo “morrer de tristeza” pode parecer poético e não muito científico, mas possui fundamento, embora ele não seja tão conhecido. Essa expressão popular é frequentemente utilizada para descrever a intensa dor emocional associada à situações de desgosto profundo ou perda, por exemplo.

Surpreendentemente, existem casos nos quais uma pessoa falece num curto período de tempo após a perda de um ente querido. Você já ouviu falar de alguma situação assim? Então, existe uma base científica por trás da expressão “morrer de tristeza”, sendo ela a Síndrome do Coração Partido.

O QUE É?

A Síndrome do Coração Partido, também conhecida como cardiomiopatia de Takotsubo, é uma condição que afeta a função do músculo cardíaco. Ela é geralmente desencadeada por estresse emocional ou físico intenso e pode apresentar sintomas semelhantes aos de um ataque cardíaco.

As situações de grande estresse provocam um aumento na produção de adrenalina e de outros hormônios do estresse pelas glândulas adrenais, localizadas logo acima dos rins e que desempenham um papel crucial no corpo humano ao secretar hormônios essenciais que ajudam a regular diversas funções e processos corporais. Essa descarga de adrenalina na corrente sanguínea determina um estreitamento temporário nas artérias que irrigam o coração e interfere no funcionamento do músculo cardíaco.

SINTOMAS

Semelhante aos de um ataque cardíaco, os sintomas da Síndrome do Coração Partido incluem: dor no peito, falta de ar, palpitações, pressão arterial alta ou baixa e entre outros. Na maioria dos casos, eles tendem a desaparecer sem a necessidade de tratamento.

CAUSAS

A causa exata da Síndrome do Coração Partido não é completamente compreendida, mas acredita-se que envolva uma resposta anormal do sistema nervoso autônomo ao estresse, levando a uma liberação excessiva de substâncias químicas que afetam o coração temporariamente.

Sendo assim, eventos altamente estressantes e de grande ansiedade, como a morte de um ente querido, separações ou notícias traumáticas podem ser fatores desencadeantes para a síndrome. Portanto, é de extrema importância buscar assistência médica imediatamente ao vivenciar sintomas que se assemelham a um ataque cardíaco, especialmente após os episódios mencionados.

TRATANDO O CORAÇÃO PARTIDO…

A Síndrome do Coração Partido é uma condição temporária, o que significa que o músculo cardíaco tende a retornar ao seu estado normal com o tempo. Durante esse período, é possível que sejam prescritos medicamentos para aliviar o estresse no músculo cardíaco, facilitando o relaxamento e o fluxo sanguíneo.

A síndrome não costuma deixar marcas permanentes no coração e raros são os casos em que a doença pode levar o paciente ao óbito. Porém, é fundamental prestar atenção às potenciais complicações da condição, tais como insuficiência cardíaca avançada e choque cardiogênico, (quando o coração perde a capacidade de bombear sangue em quantidade suficiente para os órgãos).

O coração, dentre todos os órgãos do corpo humano, tem uma enorme capacidade de sentir nossas emoções. A Síndrome do Coração Partido é uma condição real e destacando a importância de cuidarmos da saúde cardíaca. Grandes desilusões, estresse contínuo e as pressões da vida moderna podem, sem dúvida, podem exercer um impacto negativo sobre este importante órgão.

 

FONTES:

Dr. Drauzio Varella

Biblioteca Virtual em Saúde – BVSMS

SciELO

Compartilhar artigo:

Inscrever-se

spot_imgspot_img

Popular

Artigos similares a esse
Relacionados

O que é psoríase?

O QUE É? A psoríase é uma condição crônica autoimune...

Tétano: o que é, sintomas e tratamento

O QUE É? O tétano é uma doença infecciosa causada...

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O que é? O Transtorno do Déficit de Atenção com...