Doença de Lyme: o que é, sintomas e tratamentos

Date:

O QUE É?

A doença de Lyme é uma infecção ocasionada pela bactéria Borrelia burgdorferi e é transmitida principalmente pela picada de carrapatos infectados. Esta enfermidade pode resultar em lesões cutâneas, afetando o sistema nervoso central e periférico, bem como o coração, e também causa dores articulares. É importante destacar que não deve ser confundida com a febre maculosa, outra condição bacteriana transmitida pela picada de carrapatos.

No Brasil, não existem números oficiais da doença, mas nos Estados Unidos, cerca de 476 mil pessoas são contaminadas todos os anos, de acordo com estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Os cantores Justin Bieber e Avril Lavigne e a modelo Bella Hadid são algumas das celebridades que possuem o diagnóstico para a doença de Lyme.

SINTOMAS

Os sinais e sintomas da doença de Lyme podem variar e se manifestar em três estágios:

Estágio inicial (fase aguda):

Uma mancha avermelhada ou erupção cutânea (Eritema migrans) em forma de alvo que se assemelha a um “olho de boi”, ocorrendo no local da picada de carrapato. Também há presença de febre, fadiga, dores musculares e articulares e dor de cabeça.

Estágio intermediário:

Pode incluir paralisia facial, tontura e problemas de memória, além de ritmo cardíaco irregular, dor no peito e dificuldade respiratória.

Estágio tardio (fase crônica):

Inflamação das articulações e problemas neurológicos como dificuldade de concentração, problemas de memória e alterações de humor.

DOENÇA DE LYME TEM CURA?

A doença de Lyme tem cura, no entanto, algumas pessoas podem apresentar sintomas da doença pelo resto da vida, mesmo depois de curadas.

 TRATAMENTO DA DOENÇA DE LYME

O tratamento da doença de Lyme geralmente envolve o uso de antibióticos para eliminar a bactéria Borrelia burgdorferi e tratar os sintomas. O tipo de antibiótico, dosagem e duração dependem do estágio e gravidade da doença. Em situações mais críticas, especialmente quando há sintomas neurológicos, é indicado o uso de antibióticos intravenosos, administrados em ambiente hospitalar.

Compartilhar artigo:

Inscrever-se

spot_imgspot_img

Popular

Artigos similares a esse
Relacionados

O que é psoríase?

O QUE É? A psoríase é uma condição crônica autoimune...

Tétano: o que é, sintomas e tratamento

O QUE É? O tétano é uma doença infecciosa causada...

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O que é? O Transtorno do Déficit de Atenção com...