Dra. Sheila Sedicias(Ginecologista)
A fertilização ou fecundação é o nome que se dá quando o espermatozoide consegue penetrar no óvulo maduro dando origem a uma nova vida. A fertilização pode ser conseguida naturalmente através do contato íntimo entre o homem e a mulher durante o período fértilou em laboratório, sendo então chamada de fertilização in vitro.
A fertilização in vitro é uma forma de reprodução assistida indicada quando o casal não consegue engravidar após um ano de tentativas, sem o uso de nenhum método contraceptivo. Nela, são colhidos tanto os óvulos maduros da mulher quanto os espermatozoides e após uni-los em laboratório, o embrião é colocado dentro do útero da mulher que deverá levar a gravidez até o fim.
Quando o casal não consegue engravidar naturalmente após algum tempo de tentativas, deve-se avaliar o porquê de se tornarem inférteis, isto é, impossibilitados de fertilizar antes de iniciar o processo de fertilização in vitro, pois algumas causas podem ser tratadas.
Causas da infertilidade
Algumas das causas mais comuns de infertilidade são:
- Fumo;
- Obesidade;
- Distúrbios hormonais;
- Endometriose;
- Ligadura das trompas uterinas;
- Comprometimento dos espermatozoides, sendo estes poucos, lentos ou anormais;
- Vasectomia.
Seja qual for a causa, antes de iniciar a fertilização in vitro deve-se obrigatoriamente tentar eliminá-la de forma natural, com o uso de medicamentos ou através de cirurgia, se for necessário.
Se mesmo após várias tentativas, o casal não conseguir engravidar pode-se recorrer à fertilização in vitro, mas eles devem ser informados que esta técnica de fertilização assistida possui riscos e o bebê poderá nascer com problemas genéticos.
Como aumentar as chances de gravidez
Para aumentar as chances de gravidez pode-se adotar um estilo de vida mais saudável com menos estresse, boa alimentação, prática de exercícios físicos e tratar outras doenças relacionadas.
Além disso, recomenda-se:
- Aos homens: não usar roupas íntimas muito apertadas, pois abafam a região, aumentando a temperatura dos testículos, sendo nocivo para os espermatozoides;
- Ter relações dia sim, dia não nos dias que antecedem a menstruação.
Se não for possível engravidar tomando todos estes cuidados, a fertilização in vitro é uma das opções a serem seguidas. A fertilização in vitro pode ser realizada em clínicas e em hospitais privados ou da rede pública, podendo ser feito até mesmo pelo SUS, de forma totalmente gratuita.
Fonte: Tua Saúde