Sim. No estesse pós-traumático (TEPT, na sigla em inglês) o paciente não revive o trauma, apenas sofre crises de ansiedade quando se depara com o objeto ou situação fóbica.
O TEPT ocorre quando a pessoa passa por um trauma, como abuso sexual ou episódio de violência, e passa reviver esse momento em pesadelos ou mesmo acordada. Também pode derivar de eventos aparentemente menos graves, mas que tiveram um grande impacto para o paciente, como o rompimento de uma relação conjugal.
A principal característica dessa doença é que as revivescências são muito vívidas, levando às crises de ansiedade. É importante que seja feita uma análise minuciosa de cada caso individualmente, pois não é raro que pacientes com TEPT sejam erroneamente diagnosticados com transtorno do pânico.
Pessoas com TEPT têm tendência a se isolar e expressar menos emotividade, passando por uma espécie de embotamento emocional. O prognóstico depende do tipo, duração e intensidade do trauma. Em casos menos graves, a tendência é que as revivescências percam sua força emocional, tornando-se apenas lembranças.
Fonte: Guia Saúde Hoje e Sempre.