Cardiologia e seus tratamentos

Date:

Como anda o seu coração?

É um fato que uma mulher ou homem com um coração forte segura qualquer parada. Seja problemas cardiovasculares, sentimentais entre outros problemas.

Entretanto os problemas cardíacos são uma das principais causas de mortalidade no nosso País!
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mortes decorrentes de doenças cardiovasculares por ano já passam das 300 mil mortes, como infartos e derrames.

Isso significa que cerca de 820 pessoas morrem todos os dias por motivos de problemas cardiovasculares.

A medida que envelhecemos, naturalmente nosso organismo se torna mais forte, mas após alcançar a maturidade ele se torna mais frágil e vulnerável as doenças cardiovasculares. Por isso, cuidar da saúde do coração ao longo da vida é fundamental para retardar o envelhecimento de nossas artérias e mantê-las saudáveis.

Existem quatro fatores diretamente envolvidos no envelhecimento cardiovascular:

1) Genética

2) Meio ambiente

3) Assistência médica de qualidade

4) Hábitos saudáveis

A genética, sendo a principal, pode interferir na saúde de nossas artérias, porém ainda não foram desenvolvidas tecnologias capazes de tratar disfunções somente considerando o fator genético e dispensando o cuidado com a saúde diariamente. Quem sabe com o avanço da tecnologia na saúde em breve seja possível realizar modificações genéticas que possam reduzir os problemas hereditários da cardiologia e outras especialidades.

Falando em especialidade, a Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração. Mas não para por ai, a Cardiologia avalia todo sistema circulatório. O cardiologista olha para o coração como o principal mecanismo circulatório, mas é através das veias e artérias que o sangue circula.
Quando devo consultar um Cardiologista?

Deve-se consultar um cardiologista, basicamente, em duas situações: prevenção cardíaca e para tratamento de alguma doença cardiovascular.

Como é feita a Cardiologia Preventiva?

Como a maior causa de morte atualmente é por problemas cardiovasculares, e essa incidência tende a aumentar devido as rotinas e comportamentos, todos os adultos com mais de 18 anos de idade, mesmo que aparentemente saudáveis, deveriam consultar um cardiologista. Uma avaliação e orientação adequada sobre cardiologia sobre os riscos cardíacos e possibilidades preventivas poderiam reduzir a mortalidade de muitas pessoas com predisposição genética de doenças cardiovasculares.

Estudos mostram que as principais complicações da cardiologia poderiam ser evitadas se houver um diagnóstico é precoce.
Mesmo com as altas taxas de mortalidade por problemas cardiovasculares os riscos seriam controlados por medicamentos, cirurgias e tratamentos.

Em que situação poderíamos iniciar a cardiologia preventiva?

  • Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física
  • Antes de submeter-se a algum procedimento cirúrgico

O que é a Cardiologia Curativa?

Uma dúvida muito comum, é como auto diagnosticar se tenho sintomas ou predisposição a doenças cardíacas?
Alguns sintomas são bem frequentes em doenças cardíacas, conheça alguns:

Como saber se a dor é no coração?

O coração está localizado no tórax por isso a isquemia, ou seja a diminuição da chegada de sangue nesse órgão, pode provocar dor, desconforto ou pressão em qualquer local dessa  região, inclusive no estômago e  dorso. Essa dor também pode irradiar-se para os braços e queixo.
A dor precordial típica é opressiva, como se algo estivesse apertando fortemente o preçórdio. Muitas vezes ela vem acompanhada de sudorese, palidez, sensação de morte,  falta de ar ou dificuldade para respirar.

Como saber se a falta de ar é devido a algum problema no coração?

A falta de ar é um desconforto respiratório, fazendo com que o paciente aumente a freqüência e a intensidade da respiração.
A falta de ar pode ser decorrente tanto de doenças pulmonares quanto cardíacas. Quando é devido a problema cardíaco, geralmente é conseqüente a incapacidade do coração de bombear adequadamente o sangue, como na, insuficiência cardíaca e valvopatia mitral. Nessas situações, o aumento da pressão no coração, mais especificamente, no átrio esquerdo, transmite essa pressão para os vasos do  pulmão e ocorre extravasamento de liquido para o interstício do pulmão. Temos :

  • Dispnéia de esforço: Falta de ar que ocorre conforme o paciente aumenta a atividade física
  • Dispnéia de decúbito ou  Ortopnéia: Quando o paciente só consegue dormir com a elevação do tronco, usando diversos travesseiros para ficar alto. As vezes os pacientes necessitam sentar na beira da cama, com os pés para fora, para diminuir o retorno venoso e melhorar  os movimentos respiratórios.
  • Dispnéia paroxística noturna: Quando o paciente apresenta falta de ar, acompanhada de tosse e expectoração espumosa, algumas horas depois de se deitar. Ocorre por reabsorção gradativa do edema tecidual produzido durante o dia
  • Dispnéia de decúbito lateral: Falta de ar quando o paciente se deita, geralmente do lado esquerdo. Geralmente é decorrente de derrames pleurais ou aumento da área cardíaca, comprimindo as veias cavas e pulmonares.

Palpitação do coracão?

A falha ou interrupção dos batimentos cardiacos geralmente corresponde a estrassístoles.

O que é e como ocorre uma sincope?

Sincope é a perda da consciência.
Quando esse sintoma está relacionado a causas cardíacas, geralmente apresenta início e retorno rápido do nível de consciência.

  • Sincopes que ocorrem em repouso: Podem ser decorrentes de taqui ou bradicardias.
  • Sincopes que ocorrem ao esforço: Podem ser decorrentes de isquemia do coração, estenose aórtica ou miocardiopatias importantes.
  • Síncopes que ocorrem com mudança de posição: Aparecem em pacientes que usam medicamentos anti-hipertensivos, diuréticos e betabloqueadores, como também nos pacientes com estenose aórtica e miocardiopatia hipertrófica obstrutiva.
  • Sincopes por estimulo vagal:  aquelas que ocorrem com emoções muito fortes, paroxismos de tosse, vestimentas com colarinho apertado, durante micção noturna.

A tosse tem origem cardíaca?

A tosse é a expulsão súbita e ruidosa de ar dos pulmões. É um ato reflexo, decorrente de estímulos irritantes relacionados a determinadas regiões do sistema respiratório. A tosse de origem cardíaca ocorre principalmente aos esforços físicos e após mudança para decúbito dorsal por aumentar a congestão pulmonar.

O que é hemoptise?

É a hemorragia que provém direta ou indiretamente dos pulmões, laringe, traquéia ou brônquios. Ocorre nos casos de embolia pulmonar, estenose pulmonar, edema pulmonar, bronquiectasia e bronquite.

Por que sinto fadiga, fraqueza?

É o estado de mal estar crescente e eficiência diminuída que resulta de esforço prolongado ou excessivo. Quando tem origem cardíaca é decorrente do comprometimento da função de bomba do coração, que não consegue levar a quantidade de sangue necessária para todos os órgãos e membros.

Por que fico inchado?

Inchaço (ou Edema) é o acúmulo de liquido nos tecidos.
O edema de origem cardíaca é decorrente da infiltração de liquido no tecido subcutâneo, conseqüente à dificuldade do retorno venoso, ocasionado pela deficiência do coração em impulsionar o sangue de volta. A mesma força que impulsiona o sangue pelas artérias é responsável, em parte pelo seu retorno ao coração. Quando essa bomba está fraca, conseqüentemente, há dificuldade para o retorno sanguíneo.

 

Colaboração
KipCor – Cirurgiões Cardiovasculares

www.kipcor.com.br

Compartilhar artigo:

Inscrever-se

spot_imgspot_img

Popular

Artigos similares a esse
Relacionados

O que é psoríase?

O QUE É? A psoríase é uma condição crônica autoimune...

Tétano: o que é, sintomas e tratamento

O QUE É? O tétano é uma doença infecciosa causada...

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O que é? O Transtorno do Déficit de Atenção com...