Como evitar problemas cardíacos?
Muitas pessoas confundem a prática de exercícios com vaidade e corpo bonito.
Adotar hábitos saudáveis é a forma mais simples de prevenir tratarmos doenças cardíacas.
Existem quatro fatores que influenciam no envelhecimento: genética, meio ambiente, assistência médica de qualidade e hábitos saudáveis.
Certamente a mudança de hábito é mais simples e depende apenas de nós.
Como posso começar a me prevenir de doenças cardíacas?
Comece com trinta a sessenta minutos diários de atividade física aeróbicas (cardiovasculares) que auxiliam no fortalecimento dos músculos, melhora a coordenação e flexibilidade, prevenindo quedas e fraturas; na prevenção e diminuição dos altos níveis glicêmicos e taxas de colesterol e, consequentemente, as doenças cardíacas.
Além disso, as práticas esportivas trazem outros benefícios a sua saúde:
- Atividades físicas facilitam a socialização, componente indispensável para nos mantermos saudável física e mentalmente.
- Incentiva os cuidados com a alimentação, e adotar uma dieta saudável. Mas é necessário moderar o consumo de álcool e evitar o tabagismo.
- Praticar atividades físicas regularmente combate o stress e a obesidade.
- Combater a obesidade é, atualmente, uma prioridade, pois ela vem se tornando cada vez mais comum e facilita o aparecimento de outros problemas cardiovasculares.
- Atividades físicas reduzem o risco de problemas nas artérias, como diabetes, pressão alta e elevação do nível de gordura no sangue.
Para iniciar práticas esportivas não há restrição de idade e os benefícios podem ser sentidos já nos primeiros dias de atividade. Os resultados duram por toda a vida. Nunca é cedo nem tarde demais para melhorar os nossos hábitos e retardar o envelhecimento das nossas artérias.
O que devo fazer antes de iniciar uma atividade física?
A melhor prevenção neste caso é consultar um médico do Esporte, um ortopedista e um cardiovascular.
Quanto a escolha da atividade física, escolha uma opção que te faça feliz e que faça você se mexer e que não precise de grandes investimentos.
Lembre-se que o objetivo de iniciar uma atividade física é a prevenção e a conquista de uma qualidade de vida.
Suas atividades e exercícios precisam ser regulares e constantes, preferencialmente 3 dias por semana, alternados, dia sim e dia não.
Ao iniciar uma atividade física, comece devagar, de tempo para o seu corpo acostumar com a nova rotina.
Evite fazer atividades físicas em condições atmosféricas extremas.
Alimente-se cerca de 1 hora antes e até 1 hora após os treinos.
Ao contrário do que muitos imaginam, praticar exercício em jejum e não comer após a atividade física queima massa muscular e não a gordura gorda.
Comece sempre a sua atividade com um aquecimento e acabe sempre com um retorno à calma gradual, para que o seu coração volte ao seu ritmo normal.
Faça alongamentos durante ou após o aquecimento.
O aquecimento e os alongamentos são importante para evitar encurtamentos musculares e problemas nas articulações.
Ao iniciar suas atividades físicas, faça uma evolução calma e gradativa. Isso ajudará seu coração a se adaptar a nova rotina, permitindo que o organismo se desenvolva naturalmente. É muito comum atletas amadores que praticam atividades apenas nos fins de semana ou apenas uma vez por semana se lesionarem com maior facilidade.
Busque uma orientação adequada com profissionais qualificados e preferencialmente formados em educação física.
Se a atividade for externa em ambiente aberto com exposição ao sol, hidrate o seu corpo, e beba entre 300 e 500mL de água até 30 minutos antes da atividade e mais 200mL a cada 30 minutos. Em exercícios que durem mais de uma hora e que causem grande produção de suor, deverá usar uma bebida isotônica.
Um adulto que não pratica esportes regularmente, deverá ter mais cuidado na prática dos exercícios, lembre-se que o esforço acelera o coração e exige mais dos músculos e articulações. Mas calma, mesmo com o aumento dos riscos cardiovasculares no inicio das atividades, o resultado virá com o tempo e você ficará muito mais forte. Por isso é extremamente importante ter um acompanhamento cardiovascular independente da idade.
A intensidade cardíaca aconselhada: deverá ser 50 a 70% da sua frequência cardíaca máxima (220-Idade) ou a que foi indicada pelo seu médico.
Se ficar com dores no peito, tonturas ou falta de ar, pare as atividades imediatamente e converse com um médico.
Escute seu corpo.
É esperado que, após algum tempo sem ter praticado exercícios você sinta algumas reações como, dores e cansaço. Porém isso passa em uma ou duas semanas.
Se as atividades forem constante e os sintomas persistirem é sinal de que a carga ou execução dos exercícios está inadequada.
Se você não gosta de estar sozinho, mesmo durante sua atividade física, convide um amigo ou um parente para o acompanhar.
É bom poder dividir alegrias de uma vida mais saudável e prazerosa.
Colaboração
KipCor – Cirurgiões Cardiovasculares