
Céline Dion surpreendeu ao fazer uma aparição no Grammy 2024, realizado no domingo (4). Durante o evento, subiu ao palco para anunciar o vencedor do prêmio de Álbum do Ano, que foi Taylor Swift pelo álbum “Midnights’’. A cantora, uma das maiores vozes da música e vencedora de cinco estatuetas do Grammy, convive com uma síndrome rara e desde que recebeu o diagnóstico, tem feito poucas aparições públicas.
Em 2022, Céline Dion revelou que foi diagnosticada com a Síndrome de Stiff person, uma condição neurológica rara e crônica que afeta o sistema nervoso central, principalmente a medula espinhal e os nervos que controlam os músculos. Devido a essa doença, a artista precisou cancelar shows em 2023 e adiou parte deles para este ano.
O que é a Síndrome de stiff-person?
A Síndrome de stiff-person (SPS), também conhecida como síndrome da pessoa rígida, é uma doença neuromuscular rara e crônica que afeta o sistema nervoso central, especialmente a medula espinhal e os nervos que controlam os músculos. Ela é caracterizada por rigidez muscular progressiva e espasmos involuntários.
A causa exata para essa condição não é completamente compreendida, mas acredita-se que esteja relacionada a um distúrbio autoimune em que o sistema imunológico ataca erroneamente as células do sistema nervoso. A doença muitas vezes está associada à presença de anticorpos antiácido glutâmico descarboxilase (GAD), uma enzima envolvida na produção de neurotransmissores.
Os sintomas típicos da Síndrome de Stiff person incluem: rigidez muscular intensa e espasmos, frequentemente afetando a parte das costas, pescoço e músculos das pernas. Esses episódios podem ser desencadeados por fatores como estresse emocional, ruído ou fadiga. No fim do ano passado, a irmã de Céline Dion afirmou que a cantora tinha perdido o controle dos músculos devido à doença.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da Síndrome de Stiff person pode ser desafiador devido à raridade da doença e à variabilidade dos sintomas. Os médicos podem usar testes sanguíneos para detectar a presença de anticorpos contra o GAD e realizar estudos de imagem, como ressonâncias magnéticas, para avaliar a medula espinhal. Além disso, por vezes, os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, como Parkinson, esclerose múltipla, fibromialgia, o que tende a dificultar o diagnóstico.
O tratamento frequentemente inclui medicamentos para reduzir a rigidez e os espasmos musculares. Medicamentos como diazepam e baclofeno podem ser úteis para controlar os sintomas. Além disso, a fisioterapia também podem ser parte integrante do manejo da doença.
A Síndrome de Stiff person é uma condição crônica, e o tratamento varia conforme a gravidade dos sintomas em cada indivíduo. É importante trabalhar em estreita colaboração com uma equipe médica especializada para desenvolver um plano de tratamento personalizado e abordar os desafios específicos enfrentados por cada pessoa afetada por essa doença.